O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou nesta quinta-feira (14) um alerta vermelho para parte do país devido a onda de calor que atinge principalmente as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil nesta semana. O aviso vale para região de Mirassol e boa parte do interior paulista.
O alerta vermelho é classificado pelo Inmet como um aviso de “grande perigo”, e nas regiões indicadas o calor pode significar risco à saúde. Por conta das altas temperaturas, o calor interno do corpo aumenta a vasodilatação e isso pode diminuir ainda mais a pressão e aumentar riscos de tonturas e desmaios, o calor também provoca desidratação e a exposição ao sol por longos períodos pode causar insolação sem uma proteção adequada. A situação de perigo deve permanecer até às 18 horas do dia 16 de março, próximo sábado. A expectativa é que várias cidades registrem recorde de maior temperatura em 2024.
De acordo com meteorologistas, a atual onda de calor é provocada por uma massa de ar quente combinada com uma “bolha de calor” localizada entre o Norte da Argentina e Paraguai, afetando também as regiões vizinhas.
Em situações como essa, a recomendação é beber muita água e evitar exposição solar nos horários mais quentes, fazer uso de protetor e roupas ou acessórios que minimizem a incidência da luz do sol. Bebidas geladas podem ajudar a esfriar o corpo e são recomendadas. Também é importante evitar bebidas alcoólicas, já que ela facilita a desidratação e ter cuidado com exercícios físicos, optando por horários menos quentes.