Mirassol Conectada

JUNHO BRANCO: Mirassol intensifica ações de combate e prevenção às drogas em Mirassol

A presidente do Comad, Mariana Scrivante Galli, detalhou as diversas atividades planejadas para este mês (Foto: Prefeitura de MIrassol)

Durante o mês de junho, o Conselho Municipal de Política e Atenção às Drogas (Comad) de Mirassol intensifica suas ações de combate e prevenção ao uso de drogas, em alinhamento com a campanha mundialmente conhecida como Junho Branco, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A presidente do Comad, Mariana Scrivante Galli, detalhou as diversas atividades planejadas para este mês: “Organizamos uma série de ações ao longo do ano, mas neste mês, intensificamos nossos esforços. Estamos realizando palestras educativas e preventivas em escolas e no Tiro de Guerra, com o apoio da Prefeitura, fizemos camisetas com os dizeres da campanha, que serão usadas por todos os motoristas da rede municipal. Além disso, colocaremos faixas na porta das escolas e distribuiremos panfletos explicativos.”

Uma das ações mais importantes ocorrerá no dia 26 de junho, Dia Mundial de Combate às Drogas. Nesta data, o Comad entregará ao Prefeito Edson Antonio Ermenegildo uma nova lei que institui oficialmente o Junho Branco no município de Mirassol. Com a aprovação desta lei, o mês de junho passará a contar obrigatoriamente com campanhas efetivas sobre a prevenção e combate às drogas em toda a rede municipal anualmente. A lei também prevê a cassação sumária da concessão de alvará de funcionamento para estabelecimentos flagrados vendendo entorpecentes, reforçando a resposta administrativa contra o tráfico de drogas na cidade.

Desde o início do mês, o Comad tem visitado diversas escolas particulares de Mirassol, oferecendo palestras dinâmicas sobre o tema. No entanto, a rede estadual ainda não aderiu à iniciativa, apesar dos esforços do Conselho em oferecer palestras voluntárias e gratuitas. “Infelizmente, não tivemos a aceitação da rede estadual, apesar de eu ter ido em todas as escolas estaduais oferecer a palestra. Não retornaram com uma data, então somente conseguimos fazer em escolas particulares até agora,” lamentou Mariana Scrivante Galli.

Além das palestras, está programada uma apresentação no Tiro de Guerra ainda esta semana. Outra atividade aguardada com expectativa é o Programa Ação Conectada, que incluirá uma abordagem teatral com fantoches e músicas para trabalhar o tema de maneira lúdica com as crianças menores.

O Prefeito Edson Antonio Ermenegildo destacou a importância dessas iniciativas: “Estamos empenhados em combater o uso de drogas e promover a conscientização em nossa comunidade. O Junho Branco é uma oportunidade valiosa para intensificarmos esses esforços e proteger nossas crianças e jovens”, disse o Prefeito.

Sair da versão mobile