Laboratório do Hospital de Base passa a oferecer teste pago para coronavírus

 

O HLab, laboratório do Hospital de Base de Rio Preto, começa, a partir de segunda-feira (4 de maio), a realizar teste do PCR particular para todas as pessoas que não tenham sintoma do coronavírus covid-19 (chamadas assintomáticas), mas que queiram pagar para saber se estão ou não infectadas.

 

O teste custa R$ 250,00 e será feito no HLab, situado à avenida Bady Bassitt, 4757, Vila Imperial, em Rio Preto. O resultado do exame fica à disposição em até 48 horas, podendo ser acessado no site http://www.laboratoriohlab.com.br/.

 

A pessoa interessada deve primeiro, telefonar ao laboratório (17 3201-5240) para agendar o horário do exame.

 

Para fazer o teste de PCR, retira-se uma amostra da secreção do nariz e da garganta (o termo técnico é swabs nasal e da orofaringe) com uma espécie de cotonete longo. O procedimento é rápido, indolor e dura cerca de 15 minutos. O laboratório analisa o material colhido para verificar se há presença do material genético do vírus.

 

Muitas pessoas podem estar contaminadas, mas não apresentam sintomas. Por isso, são fundamentais as medidas simples abaixo:

lavar as mãos com sabão ou álcool em gel frequentemente;

ao sair de casa, utilizar máscara de proteção que cubra nariz e boca;

lavar a máscara caseira com detergente ou água sanitária depois do uso;

manter, pelo menos, um metro e meio de distância de pessoas em locais públicos;

ao espirrar ou tossir, cobrir o nariz e a boca (a chamada “etiqueta respiratória”) e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com mãos não higienizadas.