O Leo Clube de Mirassol, em parceria com o Lions Clube e apoio da Prefeitura de Mirassol, realiza em Mirassol a “Campanha o Amor corre nas veias”, a qual oferecerá transporte gratuito ao Hemocentro de Rio Preto para doadores de Mirassol, no próximo dia 18 (domingo), com saída às 7h30, em frente ao Banco Itaú, na Praça Dr. Anísio José Moreira.
A campanha tem como objetivo aumentar o estoque do banco de sangue de Rio Preto, uma vez que sempre está em níveis baixos. “A ideia não é aumentar só uma vez, mas trabalhar a consciência dos doadores para sempre estarem doando” – disse Gustavo Teixeira, do Leo Clube.
Para ser doador, a pessoa precisa ser saudável e ter de 16 anos, desde que esteja acompanhado dos pais, até 69 anos. De acordo com os organizadores, essa é a primeira vez que uma campanha desse nível acontece em Mirassol, “a cidade é dependente do HB e nunca contribuiu com uma campanha significativa para aumentar o estoque do banco de sangue de Rio Preto” – conta Gustavo Teixeira – Presidente do LEO Clube de Mirassol.
No dia 18, a ação acontece das 8h as 13h, e será servido um café da manhã na Praça, em frente ao Banco Itaú e funciona da seguinte forma: o doador interessado faz um cadastro, e comparece na praça no horário marcado, ele vai ter transporte gratuito de ida e volta para o Hemocentro. No dia 10 será realizado um cadastro de medula óssea, também na Praça.
Para participar da Campanha e fazer o cadastro, é só entrar em contato pelos telefones: (17) 98821-7324 ou (17)98128-4056.
Doar sangue pode salvar muitas vidas, e ainda traz benefícios para o doador. Conheça alguns deles:
-ANTICÂNCER: A doação ajuda na redução de risco do câncer. É que as reservas de ferro no organismo são mantidas em níveis saudáveis. A redução dos níveis de ferro no organismo está relacionada com o menor risco de desenvolver a doeça.
-CORAÇÃO: Dietas ricas em proteínas animais contêm muito ferro. O excesso do nutriente no organismo pode levar problemas cardíacos, como arritmias. A doação leva à redução de ferro e melhora essa condição.
-FÍGADO: O ferro é armazenado no fígado e no pâncreas, o que aumenta o risco de cirrose e insuficiência hepática. O doador tem o excesso de ferro reduzido com a retirada do sangue.
-HEMOCROMATOSE: Reduz o risco de ter esse problema de saúde que surge devido ao excesso de absorção do ferro pelo organismo. A hemocromatose pode ser hereditária ou causada pelo alcoolismo, anemia e outros problemas. Ao doar sangue, há uma regularização que pode ajudar na sobrecarga de ferro.
-EXAMES: Quem doa sangue passa por exames de sorologia de HIV, hepatites B e C, HTL, sífilis e chagas. Se o doador se infectar com alguma dessas doenças, vai saber do problema no início e poderá tratar melhor do problema de saúde.
–REJUVENESCIMENTO: Ao doar, você produz novas células que serão frescas e saudáveis circulando em seu corpo.
-MINICHECKUP: Aferição de pressão arterial, teste de anemia, temperatura, peso e altura. Tudo isso é feito no momento da doação e se tiver algo errado é identificado.
Quem pode doar?
-Pessoas com idade de 16 a 69 anos (menores devem estar acompanhados dos responsáveis legais).
-Ter mais que 50 kg.
-Estar com bom estado geral de saúde.
É recomendado que antes de doar sangue o indivíduo esteja alimentado (evitar alimentos gordurosos), não consumir bebida alcoólica 12 horas antes da doação, dormir no mínimo 6 horas, e apresentar obrigatoriamente documento original com foto.
Doe sangue, doe vida!