A vacinação infantil teve início na manhã desta terça-feira, 18 de janeiro, em Mirassol, data que ficará marcada na memória do garoto Lucas de Brito Cruz, de apenas 9 anos. Ele foi a primeira criança mirassolense a receber a dose pediátrica da vacina contra a Covid-19. A mãe Eliana Cristina de Brito Cruz se emocionou ao ver o Lucas vacinado. “Aguardamos tanto para este momento acontecer. Agora todos estamos imunizados em casa”, comemorou Eliana.
O mesmo aconteceu com o garoto Gabriel Ramos Faria, que vai completar 11 anos no próximo dia 21. Ele, que estava acompanhado da mãe Teresa Adriana Ramos, foi o segundo a ser atendido no Postão. “Estou mais tranquila agora”, disse Teresa. Os dois garotos se enquadravam no grupo de crianças com comorbidades, como doença neurológica crônica.
A vacinação contra a Covid-19 para as crianças de 05 a 11 com comorbidades e deficiência permanente teve início nesta terça-feira (18). O atendimento acontece no Centro de Saúde, também conhecido como Postão, das 8 às 19 horas. O município recebeu nesta primeira etapa o total de 250 doses da vacina pediátrica da Pfizer, sendo 220 destinadas para crianças com comorbidades e 30 para crianças com deficiência permanente.
Para receber a dose, a criança deverá estar acompanhada dos pais ou responsável, levar comprovante de residência e uma cópia do documento (laudo médico) que comprove a comorbidade ou a deficiência permanente.
Lista de comorbidades do Ministério da Saúde:
Insuficiência cardíaca
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e pericardiopatias
Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas
Próteses e implantes cardíacos
Talassemia
Síndrome de Down
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3
Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)
Anemia falciforme
Obesidade mórbida
Cirrose hepática
HIV