Mãe com Covid-19 conhece filho por videochamada

 

Mãe com Covid-19 conhece filho por chamada de vídeochamada(Foto: divulgação/HCM)

 

Internada desde o dia 17 de julho, devido a um desconforto respiratório causado pela Covid-19, Liliane conheceu por meio de uma vídeochamada seu filho recém-nascido Nathan. A proximidade por meio da telinha aconteceu graças aos esforços das equipes multicisciplinares do Hospital da Criança e Maternidade e Hospital de Base de São José do Rio Preto, onde eles estão internados.

Liliane foi diagnosticada com o novo coronavírus quando ainda estava grávida, ela teve seu quadro de saúde agravado e precisou ser internada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Base e intubada. Devido ao seu estado delicado, ela foi submetida a uma cesárea de o dia 31 de julho. De acordo com a publicação do HCM, a mulher suportou bem a cirurgia e seu pequeno nasceu com 27 semanas. Desde então, o contato de mãe e filho só acontece por meio das chamadas via celular. Hoje, ela encontrou o pequeno pela segunda vez.

De acordo com o serviço de psicologia do HB e HCM este contato permite que o paciente acredite ser cuidado, amado e estimado. Além disso, facilita o enfrentamento do estresse, a adesão ao tratamento proposto pela equipe médica/multidisciplinar, e afeta positivamente os sistemas biológicos, como também, contribui para o fortalecimento de vínculos afetivos entre pais e bebê (a voz dos pais é reconhecida pelo bebê).

Marcelo Lázaro, marido de Liliane, se emociona ao relembrar como foi a sensação de ver o filho pela primeira vez. “Não tem palavras que explicam a sensação de pegar meu filho no colo, ver ele abrindo os olhos e ele percebendo que está seguro comigo. A sensação é indescritível e o aprendizado maior que fica para nós é o de gratidão”, afirmou o pai.

Como nasceu prematuro, o pequeno Nathan permanece internado na UTI neonatal do HCM e pode receber visitas do papai.

Marcelo Lázaro segurando o filho, que nasceu com 27 semanas (foto: divulgação/HCM)

 

Marcelo conta que diariamente recebia notícias da piora do estado de saúde da esposa e abalado com a situação, conta que se manteve forte pela fé.

“Recebia notícia que ela piorava todos os dias. Minha esposa estava com muitas dores e dizia que o fardo estava muito pesado para ela. Todos da igreja que frequento, além de mim e pessoas da minha cidade estavam orando por ela também. Meu filho e minhas esposa são um milagre de Deus”, afirmou Marcelo.

Nesta segunda-feira, 24, Liliane conseguiu se recuperar da Covid-19 e teve alta da UTI para o quarto. Em breve, ela finalmente poderá ter seu pequeno nos braços.

https://www.facebook.com/hcmriopreto/posts/2786592798237824