Ministério da Saúde comunica falta de vacina antirrábica em todo o Brasil

publicidade

 

O Ministério da Saúde informou aos municípios de todo o país sobre os motivos do não fornecimento da vacina antirrábica animal e, consequentemente, a não realização da campanha em diversas cidades brasileiras, entre elas, Mirassol.

De acordo com o Ministério, o laboratório responsável pela produção da VARC (Vacina Antirrábica Inativada para Cães e Gatos) no país comunicou a suspensão da fabricação da vacina por 180 dias. Devido a isso, o governo federal passou a enviar as vacinas em estoque apenas para municípios que registraram casos positivos da doença nos cinco anos. Mirassol não registra nenhum caso de raiva animal há aproximadamente 30 anos.

Normalmente, a Prefeitura de Mirassol realiza a campanha de vacinação em setembro, mas neste ano não foi possível manter esse calendário devido ao Ministério da Saúde reprogramar, por diversas vezes, a entrega das doses e, agora, comunicar a paralisação da fabricação dos antivírus.

No comunicado, o Ministério informa ainda que a previsão é de que os estoques nacionais comecem a ser normalizados a partir do segundo trimestre de 2020 e que “não há garantia de abastecimento da VARC (Vacina Antirrábica Inativada para Cães e Gatos), para a realização de campanhas de vacinação antirrábica de cães de gatos, para o estado de São Paulo, durante o primeiro semestre de 2020”.

O aviso ao município foi feito por meio do Instituto Pasteur, órgão do governo estadual, que entre diversas atribuições, é o responsável pela distribuição da vacina antirrábica para cães e gatos no Estado.

Mirassol não registra nenhum caso de raiva animal há aproximadamente 30 anos (Foto: Divulgação)