Mirassol atingiu na última semana a importante marca de exatos 25 mil munícipes totalmente vacinados contra a Covid-19, o que representa mais de 50% da população adulta da cidade ou 35% do total de moradores. Nessa conta somam-se as pessoas que tomaram vacinas de duas doses ou de dose única. Os dados são do portal Vacina Já, do Governo de São Paulo.
Com a campanha de vacinação se estendendo para o público adolescente, Mirassol também alcançou a marca de 46.595 pessoas que receberam pelo menos uma dose do imunizante contra o coronavírus ou 77% da população do município, índice superior à média nacional e estadual.
Atualmente, Mirassol ocupa a posição 126 entre as cidades paulistas que mais vacinaram proporcionalmente contra a covid-19. O estado de São Paulo possui 645 municípios.
Em um ranking local, com doze das cidades mais próximas e com 77,3% da população vacinada, Mirassol ocupa a 6ª posição entre as que mais vacinaram, atrás de: Neves Paulista (83,7%%); Cedral (82,3%); Bady Bassit (80,0%); Mirassolândia (78%) e Jaci (77,9%). Vacinaram menos que Mirassol, proporcionalmente, os municípios de São José do Rio Preto (76,8%); Tanabi (75,6%); Bálsamo (74,9%); José Bonifácio (73,3%); Guapiaçu (72,6%) e Monte Aprazível (69,6%).
Lembrando que esse percentual é referente apenas à primeira dose. Os dados são do portal “Vacina Já” e foram coletados nosábado, 28 de agosto.
Vacinação continua nesta semana
A Prefeitura de Mirassol antecipou a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes de 13, 14 e 15 anos de idade sem comorbidades.
O atendimento tem início na segunda-feira (30) em dois pontos do município: Centro de Saúde, também conhecido como Postão, das 8h às 19 horas, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cohab II, das 8h às 16 horas.
A vacinação é feita apenas para os moradores de Mirassol e por isso a importância de um documento com foto, CPF, e a apresentação do comprovante de residência. Importante o jovem estar acompanhado por um responsável no momento da vacinação. “Pacientes que perderam a vacina oportunamente podem procurar os pontos de atendimento para se vacinarem”, disse o diretor do DMS, Frank Hulder de Oliveira.
Quem é considerado responsável:
Para fins de vacinação contra a Covid-19, entende-se como responsável legal pelo adolescente:
-Pai, Mãe ou quem detiver a guarda;
-Familiar adulto com quem o adolescente reside habitualmente;
-Em situações de acolhimento institucional: o responsável é o técnico da instituição de acolhimento.
Obs.: Adolescentes convivendo com companheiro(a), necessitam da autorização dos pais ou guardião.