Mirassol já contabilizou 375 casos de dengue confirmados somente neste ano, somando com os casos de suspeita, o total chega a 796 registros, a maioria ainda será investigada para fins de confirmação ou não. Os dados são referentes até o final do mês de abril e estão disponíveis no site da Secretaria de Saúde Pública do Estado de São Paulo.
No período de janeiro a abril de 2018 a cidade contabilizava 114 casos confirmados, bem menos da metade do total deste ano no mesmo período. O crescimento inesperado da dengue nesses primeiros meses do ano já pode classificar o vírus como um surto na cidade. Essa situação não acontece só em Mirassol, praticamente todo o estado de São Paulo e também várias regiões do país, enfrentam surtos da doença.
A Prefeitura de Mirassol foi procurada para comentar sobre a situação, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta matéria.
Prevenção
A melhor forma de se evitar a dengue ainda é combatendo os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação e proliferação do mosquito transmissor da doença.
Para isso, é muito importante ficar atento e não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.