Mirassol Conectada

Mirassol encerra semana com recorde de casos e óbitos por coronavírus

 

Mirassol encerrou a última semana, de 31 de agosto até 5 de setembro, com um recorde de novos casos e óbitos por coronavírus no município. Ao todo, somente nesse período, foram 181 registros de pessoas que testaram positivo para a Covid-19 e oito moradores da cidade que perderam a vida contaminados pela doença.

É a sexta semana consecutiva que a cidade fica acima da marca de 100 casos. Confira o total registrado nas últimas semanas:

Semana 24 – 181 casos (média móvel diária: 25,8 casos)

Semana 23 – 121 casos (média móvel diária: 17,3 casos)

Semana 22 – 115 casos (média móvel diária: 16,4 casos)

Semana 21 – 125 casos (média móvel diária: 17,8 casos)

Semana 20 – 136 casos (média móvel diária: 19,4 casos)

Semana 19 – 154 casos (média móvel diária: 22 casos)

Em relação ao período anterior, a semana passada teve um aumento de cerca de 50% no total de novas confirmações. A cidade chegou ao total acumulado de 1.211 pessoas contaminadas pela doença desde o início da pandemia. Outras 536 pessoas ainda aguardam resultados de exames, que em média, um em cada cinco testes apresenta positivo.

No gráfico abaixo, criado com base nos dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica de Mirassol semana a semana, é possível ver que o número de novos casos na semana passada subiu muito em relação a semana anterior, a cidade vinha de uma leve alta depois de um período de três semanas em queda:

Imagem: Mirassol Conectada
Imagem: Mirassol Conectada

Quase 10% da população de Mirassol já foi notificada com suspeita de covid-19, ou 5.702 pessoas que foram testadas, sendo 1.211 confirmadas. Outros 3.955 testes deram negativo e 536 ainda aguardam resultado dos exames. Com 1 a cada 5 testes dando positivo, nesta lista de 536 a possibilidade é que existam ao menos mais 107 pessoas confirmadas.

De todos os 1.211 casos positivos confirmados em Mirassol, 1.023 pessoas (dados de sexta, 4 de setembro) já foram consideradas recuperadas da doença, o que representa 84% do total. Esse mesmo percentual chegou a 89% há alguns dias atrás. São 124 pessoas a mais do que o registrado na sexta anterior, 28 de agosto, quando o número de recuperados era de 899. Na última semana então foram registradas mais pessoas contaminadas do que recuperadas.

No gráfico abaixo, criado com base nos dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica de Mirassol semana a semana, é possível observar que a curva de contaminação da doença voltou a subir no município após esboçar uma queda. Os dados são referentes ao total acumulado desde o início da epidemia na cidade.

Imagem: Mirassol Conectada

Em contato com a equipe do Mirassol Conectada, o Diretor do Departamento de Saúde de Mirassol fez um alerta e pediu para os moradores se cuidarem: “a mudança de fase [da laranja para a amarela) não quer dizer que está tudo bem e os números compravam” – afirmou.

Mirassol registra recorde de óbitos por Covid-19 na última semana

Além dos novos casos, Mirassol também registrou recorde de óbitos em decorrência do novo coronavírus na semana passada. Foram 8 moradores vítimas da doença, entre eles um jovem de 26 anos. Ao todo 29 pessoas já perderam a vida em Mirassol.

*Todos os dados, números e informações utilizados nesta reportagem foram extraídos dos boletins epidemiológicos divulgados pela Prefeitura Municipal de Mirassol diariamente. Os dados são públicos e estão disponíveis para consulta no endereço https://www.mirassol.sp.gov.br/boletim-coronavirus 

 

Sair da versão mobile