O perfil do Instagram do Mirassol Futebol Clube, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, acaba de atingir a marca de 200 mil seguidores. O número é mais de três vezes maior do que a quantidade de habitantes do município em que o clube está situado, que segundo o ultimo censo do IBGE é de pouco mais de 60 mil pessoas.
Com 200 mil seguidores, o Mirassol tem o segundo maior perfil do Instagram entre os clubes do interior de São Paulo, sendo superado apenas pela conta do Red Bull Bragantino, que é seguido por mais de 650 mil pessoas.
Além de postagens de fotos da rotina de treinamentos do time, o perfil do Mirassol passou a publicar vídeos de bastidores de jogos com maior frequência. Os “reels” que mostram o clima do vestiários nos dias das partidas e as comemorações do time em campo depois de vitórias são sempre muito esperados pelos seguidores e costumam atingir bons índices de curtidas, comentários e compartilhamentos.
No entanto, os conteúdos “campeões de engajamento” são os relacionados ao dia a dia do Centro de Treinamentos do clube. Os vídeos que mostram a estrutura de um dos CT’s mais modernos do país costumam aumentar o número de seguidores tanto quanto conteúdos que expõem ao público como é a rotina do roupeiro da equipe profissional, por exemplo.
“Entendemos que as pessoas tem uma curiosidade de saber quais motivos levaram ao crescimento do Mirassol nos últimos anos, e apostamos em mostrar, por meio dos reels essencialmente, como é a nossa estrutura e como ela nos ajuda a explicar o nosso sucesso recente”, explica Felipe Modesto, analista de comunicação do Mirassol.
Felipe também ressalta que o número de seguidores cresceu de forma orgânica.
“Fizemos uma campanha de tráfego pago, do lançamento do nosso uniforme para a temporada 2024, obtivemos um bom resultado, mas que, de acordo com os dados da plataforma, não representa nem 0.5% do número de seguidores que temos”, diz Felipe.
De acordo com os dados do Instagram, quase 7.5% dos seguidores do Mirassol estão na cidade de São Paulo. São José do Rio Preto, cidade vizinha de Mirassol, acumula 7% dos seguidores do perfil do clube na rede social. Os seguidores do clube que moram na cidade de Mirassol correspondem a 5% do total.
“Somos um clube que representa uma cidade, mas também toda uma região e nos orgulhamos de ter pessoas no Brasil inteiro que, mesmo que não sejam torcedores assíduos, admiram o clube”, finaliza Modesto.
Tamanho sucesso do clube nas redes sociais pode ser explicado através das grandes campanhas do Leão nas últimas temporadas, se destacando principalmente na Série A1 do Campeonato Paulista, onde costuma ser competitivo e dar trabalho para os grandes clubes de São Paulo. O time também foi campeão da Série D e C do Campeonato Brasileiro e atualmente briga pelo G4 na Série B, com chances de acesso a primeira divisão do Brasileirão.