Mirassol FC vai disputar o Brasileiro Série C pela terceira vez na sua história

Mirassol retorna a Serie C do Brasileiro depois de 12 temporadas (Foto: Léo Roveroni / Agência Mirassol)

A vitória do Mirassol Futebol Clube sobre a Aparecidense-GO no último sábado, 9, marcou o retorno do time leonino na terceira divisão do campeonato nacional mais importante do Brasil. O Leão já participou da Série C em outras duas temporadas, em 1995 e 2008, mas vale lembrar que a Série D do Brasileiro foi criada pela CBF em 2009.

O time comandado pelo técnico Eduardo Baptista chegou às semifinais com 38 pontos somando todas as etapas, apresentando um aproveitamento ligeiramente superior a 60%, das 20 partidas disputadas. Até o momento são 11 vitórias, cinco empates e apenas quatro derrotas, sendo duas delas ainda na primeira fase. Já as vitórias mais elásticas aconteceram em casa contra times paranaenses: 6 a 0 sobre o Toledo-PR, em jogo válido pela terceira rodada da primeira fase, e sobre o Nacional-PR, com 8 a 0, pela sétima rodada.

O retrospecto do Leão é positivo como mandante, tendo em vista que as quatro derrotas sofridas na Série D 2020 aconteceram em jogos fora de casa. Na atual edição nacional, foram 42 gols marcados e 15 gols sofridos. Um dos artilheiros da competição é o atacante Fabrício Daniel, que marcou nove gols, e quarto colocado na artilharia. A boa notícia é que Fabrício ainda pode alcançar o posto de artilheiro, que no momento pertence a Zé Love com 12 gols, atacante do Brasiliense-DF, clube eliminado pelo próprio Mirassol nas oitavas de final.

Na segunda fase, o Mirassol eliminou o Caxias-RS nos pênaltis após uma vitória simples para cada lado. O clube paulista avançou nos pênaltis com vitória por 3 a 0. Nas oitavas de final, a equipe de Eduardo Baptista venceu o Brasiliense-DF em casa, por 4 a 0, e foi superada pelo rival na volta por 2 a 1, avançando no saldo de gols.

Já nas quartas, o Mirassol venceu, de virada, a Aparecidense-GO por 2 a 1 no Maião e concretizou a vaga com vitória por 3 a 2 na casa do adversário.

A atual campanha supera a de 2011, quando o Mirassol chegou muito perto de voltar à terceira divisão do campeonato nacional. Na oportunidade, o clube foi superado pelo também paulista Oeste, em disputa de pênaltis. Os outros times classificados para as semifinais são: a Associação Atlética de Altos, o Floresta Esporte Clube e o Grêmio Novorizontino – clube aqui da região de Rio Preto. Todos esses times, incluindo o Mirassol, já estão garantidos na Série C de 2021.