Os casos de dengue estão se espalhando rapidamente pelo Brasil em 2024, que já vive um dos piores períodos da doença com recordes de mortes e casos positivos desde o início da série histórica, que começou no ano 2000, são quase 3 milhões de casos confirmados e mais de mil mortes.
Além das campanhas de conscientização para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Governo Federal também iniciou uma campanha de vacinação contra a dengue direcionada ao público que registra mais casos de complicação pela doença, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Mirassol deve receber em breve 1050 doses do imunizante para tentar pelo menos desacelerar o número de positivações e evitar casos graves.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, Mirassol já registrou 624 notificações de dengue em 2024, sendo que 75 foram confirmadas, 284 deram negativo e outros 265 estão em investigação. Os casos de chikungunya receberam 154 notificações, sendo 60 positivos, 70 negativos e 24 em investigação.
Além da campanha de vacinação, que ainda não tem data para começar, a prefeitura realiza um mutirão de limpeza por vários bairros da cidade, com o objetivo de recolher entulhos e materiais que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue.