O início do mês de novembro pode ser bem atípico na região, com o registro de temperaturas mais baixas que o comum para a época, devido a uma forte onda de frio deve passar pelo país e afetar principalmente a região Sul e também o estado de São Paulo. Em Mirassol, o tempo deve começar a mudar a partir da quarta-feira de finados, 02 de novembro, a máxima prevista para este dia é de 22ºC, enquanto na quinta (03) a máxima é de 18ºC, porém como ainda falta uma semana, essas previsões podem mudar.
A frente fria deve afetar principalmente os estados do Sul, que podem ter até ocorrência de neve e chuva congelada ao longo do dia 01 de novembro, próxima terça-feira, sobre a serra e planalto catarinense, além da serra gaúcha. Segundo meteorologista, se isso ocorrer, será a primeira vez na história que ocorre em um mês de novembro no Brasil.
Motivo do frio tardio no país
A explicação para esse frio fora de época, segundo os meteorologistas, tem relação com o fenômeno La Niña (que atua pelo terceiro ano consecutivo), ele ajuda nas ocorrências do frio tardio pelo Brasil, além do aquecimento global ou mudanças climáticas, onde o planeta Terra tenta entrar em equilíbrio, o que contribui a ter frios extremos, em curto período, distribuídos pelo planeta, e da influência da Oscilação Antártica (AAO) que ficará negativa no final de outubro ajudando na volta das instabilidades pelo sul, trazendo a frente fria e o ar frio, e positiva no início de novembro, ajudando a manter o frio presente nessa faixa da região.
Confira a previsão do tempo para a próxima semana em Mirassol: