Nesta sexta-feira, 23 de junho, acontece a audiência pública que será voltada para a elaboração do plano de ação da Lei Paulo Gustavo em Mirassol. O encontro acontece a partir das 10h, no auditório Cândido Brasil Estrela, que fica localizado na rua Rui Barbosa, 2170, no centro da cidade. Estão convidados a participar artistas, artesãos, produtores de cultura e a população em geral.
Está previsto o valor de R$ 530.583,43 para Mirassol, oriundos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), e também de outras fontes de receita vinculadas ao Fundo Nacional de Cultura (FNC). Deste valor, 72% será revertido para o setor audiovisual e os 28% restantes para os demais setores da cultura. Esse é o maior repasse nacional na Cultura, que vem em momento importante para incentivar os artistas locais.
Sobre a Lei Paulo Gustavo
Criada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, a Lei Paulo Gustavo é uma forma de atenuar os efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19. A pandemia impactou significativamente o setor cultural nos últimos dois anos, sendo um dos últimos a retomarem as atividades.
A execução da nova legislação de fomento à cultura também deve assegurar mecanismos que estimulem a participação e protagonismo de mulheres, negros, indígenas, povos tradicionais, pessoas LGBTQIAPN+ e com deficiência.
O nome da Lei é uma homenagem ao ator que morreu de Covid-19 em maio de 2021, aos 42 anos. Entre os trabalhos de Paulo Gustavo está a interpretação de Dona Hermínia, no monólogo teatral “Minha mãe é uma peça”, também adaptado para o cinema.
Link do cadastro municipal da Cultura de Mirassol:
https://www.mirassol.sp.gov.br/cadastro-cultura-de-mirassol
Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Mirassol
Imagem: Pinterest/Divulgação