Mirassol renova parceria com projeto para oferecer mais ações na saúde

Além da manutenção da ação “Pequenos Olhares” nas escolas da rede municipal novas ações foram aprovadas para serem implantadas (Foto: Assessoria de Imprensa da PMM)

Em reunião com o prefeito de Mirassol, Edson Antônio Ermenegildo, e representantes do Projeto Maria Rennotte, foi aprovada uma listagem com novas propostas de ações de serviços gratuitos à comunidade mirassolense neste primeiro semestre de 2022. Também participaram do encontro o chefe de Gabinete, Renato Scochi, a diretora de Educação, Luzia de Fátima Paula, o diretor de Saúde, Frank Hulder de Oliveira e o diretor de Ação Social, Éder Pinhabel. Estiveram presentes os diretores do Maria Rennotte, Viviane Moreira, Isadora Lacotix, Lucas Castilho e Lorena Scarin, além dos professores da Unilago: Camila Lázaro, Priscila Donda, César Bechara e Silvia Messias Bueno.

Além da manutenção da ação “Pequenos Olhares” nas escolas da rede municipal, onde as crianças de 4 a 10 anos passam por testes de acuidade visual e se precisarem recebem de forma gratuita as armações e as lentes dos óculos, numa parceria com as empresas Essilor – detentora das lentes Varilux – e do Hospital de Olhos (HO) Redentora, de São José do Rio Preto, novas ações foram aprovadas para serem implantadas. Todas as ações contam com a participação de acadêmicos de vários cursos e seus respectivos profissionais na supervisão.

Conheça as novas ações:

1 – CONSULTÓRIO NA COMUNIDADE:

Consiste em atendimento nas regiões com carência de atenção básica social e de saúde, favorecendo uma busca ativa de casos com necessidade de atuação emergencial ou de doenças infectocontagiosas. (atuar com orientação, encaminhamento e acompanhamento).

2 – AÇÃO DESCUBRA SEU PODER:

Consiste em três frentes de atuação junto ao curso de graduação em psicologia Famerp, quanto à temática de violência contra a mulher. Criação de um grupo de orientação e acompanhamento online, busca ativa através de uso de instrumento desenvolvido especificamente para uma anamnese psicosicial que vai levantar dados que possam sugerir possibilidade de vivência agressão. (atuação nas Unidades Básicas de Saúde junto ao atendimento de saúde da Mulher). Também será realizado um trabalho junto às empresas para levantamento de possíveis agressores (LEI Nº 4.396 de 10 de maio de 2021 da PM de Mirassol).

3 – ATUAÇÃO JUNTO AOS PORTADORES DE HANSENÍASE: 

Capacitação profissional quanto a identificação, diagnóstico e implementação de um fluxo de rotina; busca ativa de pacientes diagnosticados para avaliação de condições de incapacidade; busca ativa de comunicantes; atualização de prontuários de portadores; acompanhamento assistido a tratamentos novos.

4 – ACOMPANHAMENTO DE PRÉ-NATAL:

Agendamentos com realização do pré-natal, acompanhamento e orientações necessárias por todo período de gestação (pesquisa inclusa).

 

5 – REALIZAÇÃO DE ATENDIMENTO NA ÁREA DE SAÚDE DA MULHER (EXAMES COMO PAPANICOLAU E TESTE RÁPIDO, ACOMPANHAMENTO DE CASOS E ORIENTAÇÕES (pesquisa inclusa):

Duas docentes enfermeiras estarão realizando consultas e cadastros de mulheres que forem atendidas em duas unidades de saúde do município no decorrer do semestre.

Será realizada uma pesquisa de campo, a qual será publicada posteriormente e serão fornecidos os dados para divulgação e análise no município.

 

6 – ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO E AVALIAÇÃO DA POPULAÇÃO IDOSA DO MUNICÍPIO:

Será realizada uma busca ativa primeiramente via ligações telefônicas e posteriormente visitas domiciliares à toda população idosa, por bairro, em prol de acompanhamento, orientações e encaminhamentos necessários. (Pesquisa inclusa)

Duas docentes enfermeiras estarão realizando consultas e cadastros de mulheres que forem atendidas em duas unidades de saúde do município no decorrer do semestre.

Será realizada uma pesquisa de campo, a qual será publicada posteriormente e serão fornecidos os dados para divulgação e análise no município.

As ações de números 5 e 6 terão atenção basicamente integral, favorecendo o cadastro e avaliação das duas populações envolvidas o mais rápido possível.

Vendo a necessidade de encaminhamentos para especialidades médicas, o projeto se responsabilizará pelos mesmos através do programa “Jovem Doutor” que oferece atendimento ao público na faculdade de medicina Unilago.