O crescimento do fluxo de veículos pelas ruas de Mirassol ficou evidente nos últimos anos, com vias cada vez mais movimentadas, a cidade deve atingir dentro de 12 meses a marca de 50 mil veículos registrados. De acordo com dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), em setembro deste ano a cidade contabilizou 48,9 mil unidades, entrando na conta carros, caminhonetes, caminhões, motos, tratores, ônibus, entre outros.
A lista de veículos mais numerosos em Mirassol tem os carros em primeiro lugar, com 25,8 mil unidades; na sequência aparecem as motos, com 10,2 mil unidades; caminhonetes, com 4,1 mil unidades; camionetas, com 1,7 mil unidades e caminhões, com 1,4 mil unidades.
Comparado a dados dos últimos anos, a frota de veículos em Mirassol se multiplicou a uma velocidade impressionante, com 48,9 mil veículos hoje, em 2010 esse total era de apenas 28,5 mil e em 2001 de 14,8 mil. Ou seja, em 21 anos a frota cresceu 230% no município.
O reflexo desse crescimento pode ser observado e sentido por qualquer pessoa que mora ou dirige pela cidade nos últimos anos. O trânsito está cada vez mais lento e cruzamentos registram filas cada vez maiores de carros. Procurada para comentar sobre os investimentos que pretende fazer no trânsito nos próximos anos, a Prefeitura informou que tudo depende do orçamento que será votado pela Câmara, mas que o DETRAMI (Departamento de Trânsito de Mirassol) tem no radar a instalação de mais placas indicativas e a aquisição de mais veículos para o transporte coletivo.