A partir desta terça-feira, 17 de agosto, os comércios, bares e restaurantes não precisam mais lidar com as restrições de horário e capacidade de atendimento previstas anteriormente no Plano São Paulo. De acordo com a prefeitura de Mirassol, a cidade segue o que foi determinado pelo governo estadual.
Os estabelecimentos comerciais podem atender com 100% de capacidade, mas algumas medidas obrigatórias devem ser respeitadas: usar máscara, manter distanciamento social e seguir os protocolos de higiene como disponibilizar álcool em gel. Também estão liberados eventos sociais, museus e feiras corporativas, mas seguindo todos os protocolos.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, os shows com público em pé, torcidas e pistas de dança vão continuar proibidos no estado até o dia 1º de novembro, quando o governo espera que pelo menos 90% dos adultos de São Paulo tenham concluído o seu esquema vacinal contra a covid-19.
A liberação de atividades começa em um momento em que o estado vem apresentando queda no número de óbitos e de internações por covid-19, graças ao avanço da vacinação. No entanto, isso não significa que a pandemia esteja controlada.
Na semana passada, o estado voltou a apresentar um crescimento no número de casos. Além disso, o número de casos pela variante Delta (inicialmente identificada na Índia) já vem crescendo no estado e pode se tornar prevalente. A variante Delta foi responsável pelo aumento do número de casos em diversos países do mundo, inclusive na Europa e nos Estados Unidos.