Apesar das frequentes campanhas e ações de prevenção, somente neste ano de 2019 a cidade de Mirassol já contabilizou 124 casos de dengue confirmados, as notificações de suspeitas chegam a 290 registros, elas ainda serão investigadas para confirmação ou não. A situação pode se revelar mais preocupante no decorrer do ano, já que se comparar os dados atuais com o mesmo período em 2018, são quatro vezes mais casos confirmados só este ano, no ano passado foram apenas 29 nos primeiros meses.
Os dados estão disponíveis no site da Secretaria de Saúde Pública do Estado de São Paulo. Ainda de acordo com dados de 2018, os meses de abril e junho foram os que registraram o maior número de casos de dengue, cerca de 150 confirmações da doença, se esse cenário do ano passado se repetir, os próximo meses podem apresentam um cenário ainda pior do que o atual. O crescimento inesperado da dengue nessas primeiras semanas do ano de 2019 já pode classificar o vírus como um surto na cidade, com possibilidades de tomar proporção de epidemia nos próximos meses.
Essa situação não acontece só em Mirassol, praticamente todo o estado de São Paulo e também o Brasil enfrentam surtos da doença, as vizinhas São José do Rio Preto e Neves Paulista por exemplo, enfrentam uma epidemia de dengue, Rio Preto soma mais 3,2 mil casos registrados, tem outros 4,4 mil estão em investigação e quatro mortes confirmadas pela doença. Diversas cidades do interior também estão enfrentando epidemia de dengue neste começo de ano.
Em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, questionamos se o município planeja ações para o combate e controle do mosquito Aedes Aegypti diante das possibilidades do surto aumentar. Em resposta, o executivo afirmou que realiza constantemente ações de combate à dengue e outras doenças através vistorias realizadas por agentes em residências e comércios. Ainda de acordo com a resposta, apesar do alto número de casos confirmados, o município não registrou nenhum óbito em decorrência da dengue em 2019.
Confira a resposta na íntegra:
A Prefeitura de Mirassol mantém rotineiramente ações para o controle da dengue e os agentes de combate às doenças diariamente vistoriam os imóveis e comércios da cidade e orientam a população sobre os procedimentos que devem ser adotados para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, o aumento dos casos de dengue.
As Assessorias e Departamentos também estão engajados no sentido de aumentar a efetividade no combate ao mosquito Aedes aegypti e consequentemente a redução dos casos de doenças causadas por ele.
O município também realiza campanhas de combate à dengue e nas escolas municipais, fazendo com que os alunos se tornem multiplicadores das práticas a serem adotadas para evitar o surgimento da doença.
Em 2019, não houve nenhum óbito por dengue nem por nenhuma outra doença causada pelo mosquito Aedes aegypti.
Prevenção
A melhor forma de se evitar a dengue ainda é combatendo os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação e proliferação do mosquito transmissor da doença.
Para isso, é muito importante ficar atento e não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.