O mirassolense, Leonardo Pereira, 19 anos, estreou bem em uma competição de fisiculturismo e conquistou o 3º lugar no pódio. O feito ocorreu no Montalvão Classic, disputado, em São José do Rio Preto, no último sábado (21).
Leo, como é chamado pelos amigos e familiares, levou o troféu de 3º colocado na categoria Men Beach Model até 1,75 cm. Nesta categoria, não basta ter um corpo musculoso. Os jurados avaliam também a simetria corporal e a presença de palco do competidor que precisa demonstrar carisma e controle no momento da execução das poses.
A conquista tem um sabor especial, pois ele não possui treinador, patrocinador ou qualquer outra orientação profissional. A mudança física em seu corpo e o resultado obtido em sua primeira competição vieram de muita dedicação e busca por conhecimento na área. “Comecei a me interessar pelo esporte ao pesquisar e assistir sobre os fisiculturistas. A partir daí, percebi que eu gostaria de ser como eles e a musculação foi o caminho que encontrei para conquistar um corpo musculoso e definido, além de uma vida mais saudável”, explica Leo.
Treinando há apenas quatro anos, considerado pouco tempo se comparado a outros competidores, o mirassolense já ouviu muitas críticas devido a sua dedicação ao esporte, mas prefere utilizá-las como incentivo para o seu crescimento. “Muitos falaram que era loucura, perda de tempo e que eu deveria investir em outras coisas como o estudo, por exemplo”, diz. Tudo isso serviu para que ele se dedicação mais ainda aos treinos, mas não deixou o estudo de lado e no momento de escolher uma carreira que pudesse ajudá-lo a se aprimorar no esporte, a educação física foi o caminho natural. Leonardo está no 2º ano do curso e pretende conciliar os estudos na área do esporte com a sua paixão pelo fisiculturismo.
A história de Leo é parecida com a da maioria dos atletas que são referências nacionais e mundiais que enfrentaram muitas dificuldades até conseguirem a consagração no esporte. Ele se esforça para manter o foco nos treinos, que são divididos com os estágios que faz em uma academia e em um projeto de complementação educacional da cidade, além do seu trabalho em uma feira de São José do Rio Preto aos finais de semana. “O fato de eu não ter todo o suporte necessário para me dedicar mais aos treinos e manter uma dieta mais eficaz para o meu progresso no esporte faz com que eu precise dividir o tempo com os estágios e o emprego na feira, mas apesar de ser cansativo vou continuar para conquistar resultados melhores do que conquistei na minha primeira competição”, afirma Leo.
Além dele, outros mirassolenses também participaram da competição e conquistaram posições entre os seis classificados. Jean Almeida (4º lugar na categoria Men Fitness e 6º lugar na categoria Men Beach Model acima de 1,75 cm) e Rafael Augusto Viana (5º lugar na categoria Men Fitness).
A 2ª edição do Montalvão Classic reuniu mais de 150 atletas divididos em mais de 10 categorias com participantes de sete Estados brasileiros. Idealizado por Daniel Montalvão, campeão sul-americano e vice-campeão mundial de fisiculturismo, o evento distribuiu R$ 5.000,00 de prêmio em dinheiro, além de brindes e já é considerado o maior do interior e um dos principais do Brasil.
Para o atleta e organizador do evento, Daniel Montalvão, a edição trouxe prestígio e mostrou a força do esporte em Rio Preto. “A cidade possui atletas de nível altíssimo e, que só precisam de incentivo para continuar com a modalidade. A premiação em dinheiro foi um diferencial para estimular os competidores, que seguem no esporte por amor”.