O aparecimento de escorpiões em várias partes da cidade tem causado uma certa preocupação nos moradores de Mirassol, os casos também são bem comuns em bairros mais afastados e recém construídos. Em contato com os leitores do Mirassol Conectada, moradores do Parque das Flores, Vale do Sol, Centro, Cohab 2, Regissol, Alvorada, Jardim Imperial, São José, Karina, São Bernardo e muitos, muitos outros, relataram ter topado com o animal, dotado de um veneno que é capaz de levar até a morte em algumas situações.
De acordo com uma pesquisa sobre o tema, disponível no site da UNESP de Botucatu, a maioria dos acidentes com o animal acabam envolvendo crianças. Isso ocorre devido ao fato de brincarem perto dos esconderijos dessas criaturas e também por desconhecerem o perigo que o escorpião representa. Justamente esse público infantil é o mais vulnerável ao veneno do aracnídeo, assim como os animais de estimação. Não é incomum que casos com esses públicos cheguem ao óbito. Por isso manter o alerta é sempre muito importante.
A leitora Jeniffer afirmou que mora no centro e já encontrou três escorpiões em casa. Os casos recorrentes preocuparam a família, que possuí uma criança pequena e um bebê. “Precisava ser feita alguma coisa na cidade, como realizar uma limpeza frequente nos esgotos, é minha sugestão, pois se dedetizassem toda a rede de esgoto com produtos certos ajudaria a resolver o problema, fica o alerta e também um pedido de ajuda de nós população à Prefeitura” – disse.
Ela alerta que sua casa não tem quintal com mato ou entulho e que todos os três escorpiões que encontrou vieram da rede de esgoto. Recentemente ela teve que contratar uma empresa para dedetizar a casa, o técnico inclusive teria alertado que todo o sistema de esgoto da cidade pode abrigar os aracnídeos, já que o mesmo não passa por dedetização frequente.
Questionada sobre a possibilidade de dedetização da rede de esgotos de Mirassol, a assessoria de imprensa da Prefeitura se limitou a responder que “a prevenção e o controle de escorpiões depende de um trabalho conjunto entre população e poder público”, e que a melhor forma de evitar acidentes ainda é a prevenção, evitando acumulo de entulhos no quintal e na vizinhança e também mantendo fechado ralos e outros acessos à rede de esgoto.
Confira a resposta da Prefeitura na íntegra:
“A prevenção e o controle de animais peçonhentos, especificamente o de escorpiões, depende de um trabalho conjunto entre população e Poder Público. Cabe a cada morador manter seus terrenos limpos e evitar ao máximo o acúmulo de qualquer resíduo de construção ou outros materiais que possam servir de abrigo para tais animais.
Em relação às residências é preciso que os munícipes mantenham fechados os ralos ou qualquer outro acesso à rede de esgoto, além de bloquear qualquer outro buraco que tenham ligação com a parte externa da casa.
Aliado ao trabalho dos moradores, a Prefeitura faz, rotineiramente, o trabalho de controle por meio de visitas periódicas aos imóveis e também a fiscalização mediante denúncias recebidas.
O trabalho preventivo do Poder Público também é realizado por meio de orientações aos alunos da rede municipal de ensino que se transformam em multiplicadores das práticas que contribuem para o controle dessas pragas.
Caso algum morador suspeite de que algum local possa estar servindo de abrigo para os escorpiões ou encontre esses animais peçonhentos, basta entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica por meio do telefone 3253-9980”
Confira outras dicas de prevenção:
Siga essas orientações práticas da Secretaria de Saúde da prefeitura paulistana:
– Usar luvas de couro para manipular entulho e material de construção.
– Não mexer em lixo ou entulho acumulado.
– Limpar terrenos baldios próximos à sua casa.
– Colocar telas nos ralos, pias e protetores nas portas.
– Evitar acúmulo de lixo.
– Olhar antes de calçar sapatos e botas.
– Evitar a presença de baratas em casa (alimento dos escorpiões).
– Não deixar grama alta ou mato.
– Evitar manipular escorpiões, e quando necessário, usar pinças e material adequado.
– Manter limpos os comedouros e bebedouros de animais.
Em caso de picada e acidentes com escorpiões, recomenda-se procurar orientação médica imediatamente.