A Prefeitura de Mirassol, por meio da Vigilância Epidemiológica do Departamento Municipal de Saúde, registrou o cadastro de 288 animais na tarde de ontem, segunda-feira (13), primeiro dia das inscrições da campanha de castração gratuita em massa. A iniciativa vai auxiliar no controle populacional e na redução de abandono destes animais. Os cadastros acontecem no Recinto Municipal Leopoldo Gotardi, na rua Adolfo Cândido de Souza, nº 142, no bairro Nossa Senhora Aparecida, e as castrações serão realizadas entre os dias 6, 7 e 8 de outubro, no mesmo local. Ao todo serão castrados até 1 mil animais e as inscrições vão até esgotar as vagas.
O tutor ou responsável interessado em castrar o animal deve ser maior de 18 anos, portar RG e CPF e comprovante de residência. O cadastramento vai acontecer de segunda a sábado das 8h30 às 11 horas. “A data de cadastro vai até completar as vagas. Para fazer o cadastro não será necessário levar o animal”, explicou a médica veterinária Evelyn Costa Gonzales de Lima, responsável pela ação. “O serviço será executado para o controle populacional de cães e gatos e também para controlar as principais zoonoses do município, principalmente a leishmaniose visceral canina. A castração contribui para reduzir a agressividade e agitação como também o risco de fuga e consequentemente o atropelamento do animal, além de evitar doenças sexualmente transmissíveis e outras patologias, como tumor de mama em fêmeas e infecções. O objetivo é estimular também hábitos de posse responsável na população”, acrescentou.
Evelyn orienta que para realizar a castração, os felinos devem pesar a partir de 1,5 quilos e os caninos a partir dos 4 meses de idade. “Se for da raça Pinchers, a fêmea deve ter idade entre 5 e 6 mses”, disse a médica veterinária.
A Prefeitura de Mirassol, por meio da Vigilância Epidemiológica, espera castrar até 1 mil animais, entre cães e gatos, sendo que o trabalho será realizado pelo sistema conhecido como “castramóvel”. “O atendimento será feito no Recinto Municipal, localizado no bairro Nossa Senhora Aparecida, por abranger uma região carente e com um número expressivo de cães e gatos, mas os animais de outros bairros poderão ser atendidos. Vai ser a primeira vez que estamos fazendo esta ação e tendo uma resposta positiva de adesões, nós pretendemos futuramente realizar a ação em outras regiões”, disse.
SERVIÇO PARA CADASTRO:
Cadastramento dos cães e gatos: início em 13/09/2021 até completar o número de vagas disponíveis.
Atendimento: Segunda a sábado (8h30 às 11 horas). Não precisa levar os animais.
Documentos exigidos: tutor ou responsável interessado em castrar o animal deve ser maior de 18 anos, portar RG e CPF e comprovante de residência.
Local: Recinto Municipal Leopoldo Gotardi, na rua Adolfo Cândido de Souza, nº 142, no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Mirassol.
Mais informações: 3253-9980 (falar na Vigilância Epidemiológica)
Texto e arte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Mirassol