O navio de 400 metros pesando 250 mil toneladas encalhou no canal de Suez que se localiza entre o Egito e Arábia Saudita.
A ocorrência foi registrada na terça-feira e o acidente ocorreu por conta de uma tempestade de areia com ventos muito fortes que teria deslizado a embarcação fazendo ela tombar em um barranco de areia.
O navio da marca Ever Given saiu da china e iria em direção a Holanda. Com o acidente, o porto de Santos sofre com o atraso de navios que estão na fila de espera no canal de Suez.
O Canal de Suez é um canal navegável de 193 quilômetros localizado no Egito que conecta o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho.
Inaugurada em 1869, é uma das principais artérias econômicas do mundo, já que por ela passa mais de 12% do comércio mundial, segundo dados da Autoridade do Canal de Suez.
Tráfego marítimo no Canal de Suez entre 20 e 24 de março
Seu valor está no fato de oferecer aos navios de carga uma rota entre a Ásia, o Oriente Médio e a Europa sem ter que contornar o Cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África.
Isso permite que os navios economizem quase 9 mil quilômetros em cada sentido, reduzindo a distância em 43%, segundo dados do World Maritime Transport Council (WSC), instituição que representa as principais empresas de transporte marítimo de carga.
Essa rota é muito importante pois sem ela, todos os navios teriam que desviar pelo Cabo da Boa Esperança, extremo sul da África, podendo demorar até 1 semana.