Na noite da Consciência Negra, dia 20, o projeto Negrura do Sesc Rio Preto reúne várias linguagens artísticas que celebram a cultura afro-brasileira, as raízes africanas e rememoram marcos da comunidade negra, por meio de intervenções artísticas e musicais, feira cultural e show. A noite ganhou o nome de Negrura Presente e ao todo conta com sete atividades, todas gratuitas.
Às 18h30, a MC Kamila Andrade vem de Ribeirão Preto para representar a força feminina no hip hop. Ela é rimadora desde 2012, entrou no movimento em 2014 para multiplicar sua voz e em 2016 se tornou a primeira mulher vice-campeã do Circuito Paulista de Batalha de MCs. Ainda no mesmo horário, o DJ Thiago Rude apresenta um set com 80 discos de música negra – do jazz ao samba – como uma forma de homenagem ao músico Evaldo dos Santos e o catador Luciano Macedo, mortos após o disparo de mais de 80 tiros contra o veículo que estavam, no Rio de Janeiro. Além disso, uma feira de artesãos e criadores negros de Rio Preto e região também começa às 18h30.
Pouco tempo depois, às 19h, os barbeiros Josyas Mendes e Luiz Fernando fazem a intervenção ‘Cabelin Chavoso’, na qual criam cortes e penteados ao vivo para mostrar a plasticidade do cabelo afro. Mano Brown, Ed Motta e Seu Jorge são alguns dos clientes da dupla de barbeiros. Para ter o cabelo cortado por eles é necessário se inscrever no portal sescsp.org.br/riopreto ou na Central de Atendimento do Sesc, as vagas são limitadas.
Às 20h, uma das revelações das artes visuais brasileiras, o recifense Samuel de Saboia cria uma obra na hora e com o público acompanhando todo o processo.
Em seguida, às 20h30, a programação apresenta a intervenção inédita Strange Fruit – 80 anos depois, concebida exclusivamente pelo Coletivo Coletores e pelos músicos Bárbara Silva e Esdras Nunes para o Sesc Rio Preto. Gravada por Billie Holiday há exatos 80 anos e considerada uma das maiores músicas de protesto do século 20, sua letra fala da violência contra a população negra.
Na performance, os músicos fazem uma releitura de Strange Fruit e em paralelo a apresentação, o Coletivo Coletores realiza projeções de vídeo mapping interagindo com o espaço, o público e a música. Durante a intervenção, o serviço de atendimento da lanchonete será interrompido e as luzes do Sesc se apagarão, em memória ao show de Holiday, quando ao iniciar a música, a cantora fechava seus olhos, os garçons paravam de servir as mesas, todas as luzes se apagavam e um único foco de luz iluminava a artista no palco.
Encerrando a noite do Negrura Presente, a cantora e compositora Negra Li apresenta um show inspirado nos grandes bailes de música black dos anos 90, com um repertório que traz as músicas de seu mais recente álbum, Raízes.
PROGRAMAÇÃO
INTERVENÇÃO
MC KAMILA ANDRADE
A mestre de cerimônia desta noite vem de Ribeirão Preto para representar a força feminina no hip hop. Rimadora desde 2012, entrou no movimento em 2014 para multiplicar sua voz e em 2016 se tornou a primeira mulher vice-campeã do Circuito Paulista de Batalha de MCs.
Dia 20, quarta, 18h30.
Comedoria – Área Externa. Grátis. Livre.
INTERVENÇÃO
80 DISCOS: 1 MANIFESTO
Com DJ Thiago Rude.
Um set com 80 discos de música negra – do jazz ao samba – homenageia o músico Evaldo dos Santos Rosa e o catador Luciano Macedo, mortos após o disparo de mais de 80 tiros contra um veículo no Rio de Janeiro.
Dia 20, quarta, 18h30.
Comedoria – Área Externa. Grátis.
FEIRA CULTURAL
NEGRA-FEIRA
Artesãos e criadores negros de Rio Preto e região expõem seus trabalhos.
Dia 20, quarta, 18h30.
Comedoria – Área Externa. Grátis. Livre.
INTERVENÇÃO
CABELIN CHAVOSO
Com Josyas Mendes e Luiz Fernando, barbeiros.
Cortar cabelo é uma arte! Responsáveis por fazer a cabeça de Mano Brown, Ed Motta e Seu Jorge, os cabeleireiros vão criar cortes e penteados ao vivo para mostrar a plasticidade do cabelo afro.
Dia 20, quarta, 19h.
Comedoria – Área Externa. 12 vagas. Grátis. Inscrições pelo site sescsp.org.br/riopreto ou na Central de Atendimento (Pré-requisito: possuir cabelo afro). Livre.
INTERVENÇÃO
SABOIA AO VIVO
Da periferia de Recife para grandes galerias do mundo: esta é a jornada de Samuel de Saboia. Uma das revelações das artes visuais brasileiras e comparado ao americano Basquiat, o artista recifense vai criar uma obra a olhos vistos.
Dia 20, quarta, 20h.
Comedoria. Grátis. Livre.
INTERVENÇÃO
STRANGE FRUIT 80 ANOS DEPOIS
Com Coletivo Coletores e os músicos Bárbara Silva, Esdras Nunes e Ilson Ribeiro.
Em 1939, a cantora de jazz Billie Holiday gravou sua canção mais emblemática e uma das maiores músicas de protesto do século 20: Strange Fruit. Exatos 80 anos depois, a música continua atual ao falar da violência contra a população negra.
Dia 20, quarta, 20h30.
Comedoria. Grátis. Livre.
SHOW
NEGRA LI
R&B/Rap
Cantora e compositora com mais de 20 anos de carreira e uma das principais vozes femininas do rap brasileiro, Negra Li apresenta um show inspirado nos grandes bailes de música black dos anos 90. No repertório, as músicas de seu mais recente álbum, “Raízes”.
Dia 20, quarta, 21h30.
Comedoria. Grátis. 16 anos.