Mirassol Conectada

Obras do novo pontilhão no Beija-Flor começam dia 16 de abril

Atual viaduto no Beija-Flor será demolido a partir do dia 16 de abril (Foto: Juliana Elias)

As obras no novo pontilhão do Beija-Flor já tem data para começar! A Prefeitura, em reunião realizada na última quinta (15) com representantes da empresa RUMO, definiu que as obras do novo viaduto vão começar no dia 16 de abril. Estiveram na reunião o Prefeito André Vieira e o gerente de Relações Governamentais da Rumo, Emanoel Tavares Costa Júnior.

No dia 16 de abril, os trabalhos começam com a demolição do atual pontilhão. Poucos dias depois, em 2 de maio, o novo viaduto começa a ser construído. O espaço terá uma estrutura mista (composta de concreto e metal) com 34 metros de comprimento e 10 metros de largura, sendo 7 metros destinados ao trânsito de veículos e uma passagem de 1,5 metro de cada lado destinadas aos pedestres, com proteção de um gradil em ambos os lados da pista. A nova ponte será 14 metros mais comprida e 4 metros mais larga do que a atual.

O prefeito André Vieira comentou sobre o início das obras: “É o sonho dos mirassolenses virando realidade. E essa obra está saindo do papel graças ao nosso empenho e à disposição da Rumo em atender nossos pedidos. Desde o início das nossas conversas, a empresa entendeu a necessidade e urgência de uma solução para o pontilhão no Beija-Flor. A população sempre teve esperança com várias promessas que haviam sido feitas no passado, mas nenhuma delas se cumpriu. Agora, nós estamos cumprindo o compromisso feito com os mirassolenses: o de resolver essa questão. Não ficamos somente na promessa, arregaçamos nossas mangas, fomos à luta e juntamente com a Rumo vamos entregar um novo viaduto”, disse André Vieira.

Um novo pontilhão também será construído próximo ao Vale do Sol em uma estrutura pré-moldada com 24 metros de comprimento e aproximadamente 9 metros de largura, sendo 7 metros destinados ao trânsito de veículos e uma passagem de 1,5 metro em um dos lados destinada aos pedestres. A nova ponte será 10 metros mais comprida e 2 metros mais larga do que a atual. A demolição desse pontilhão será iniciada nesta sexta-feira (23) e o novo viaduto no local começa a ser construído no dia 1º de abril.

A construção do viaduto no Beija-Flor será executada pela PRAENG Engenharia e no Vale do Sol pela PROGEO Engenharia.

O gerente de Relações Governamentais da Rumo, Emanoel Tavares Costa Júnior, afirmou que os pontilhões no Beija-Flor e no Vale do Sol serão substituídos por viadutos mais modernos, dentro das normas rodoviárias e ferroviárias, e contará com uma pista de rolamento em cada sentido, mais largas do que as atuais, além de passeios para pedestres. Isso trará melhorias para o plano viário do município e maior segurança para quem transita pela região das obras. “Nós construímos uma relação com a Prefeitura que não tínhamos. O prefeito [André Vieira] nos procurou e quis construir uma parceria para ter uma boa convivência dos munícipes da cidade com a operação ferroviária e identificamos, por uma preocupação com a segurança operacional, que esse viaduto [Beija-Flor] precisava passar por reformas porque ele não atende não só as normas atuais de gabarito e de passeio para pedestres como também a sua estrutura está comprometida. Então, a decisão foi, em conjunto com a Prefeitura, de demolirmos esse viaduto e fazermos um viaduto novo bem como construir outro viaduto em outra localidade [Vale do Sol] em que o prefeito tem um plano de mobilidade urbana da cidade”, ressaltou Emanoel Tavares.

Além da construção de dois novos viadutos, o acordo também prevê uma divisão de responsabilidades entre a Rumo e a Prefeitura em relação às passagens em nível. À empresa caberá a regularização da drenagem ferroviária, a instalação de placas, a roçada, entre outras melhorias. O município será responsável pela manutenção da sinalização vertical, a instalação de novas placas e a regularização da drenagem viária para desviar a água vinda da rodovia e das ruas, evitando assim, que a água prejudique a ferrovia.

Também participaram da reunião, o vice-prefeito, Tiago Rodrigues; o diretor do Departamento de Obras, Antônio Carlos Doimo; o coordenador de Obras de Artes Especiais, Fagner Furtado; a engenheira da Rumo, Samila Martins; o gerente de Operações da PRAENG Engenharia, Raimundo Oliveira e o coordenador de Planejamento da PRAENG Engenharia, Alan Malheiros.

Sair da versão mobile