As obras no pontilhão do Beija-Flor iniciaram em abril deste ano e desde então muitos motoristas tiveram que adaptar rotas alternativas às suas rotinas para realizarem atividades diárias. Interligando pelo menos 12 bairros de Mirassol, o local recebia um grande fluxo de veículos e pedestres diariamente e muitas dessas pessoas estão se perguntando sobre quando o novo viaduto deve ficar pronto e como ele deve ser.
Por isso, estivemos no local para acompanhar de perto o andamento das construção da nova passagem, conversamos com o responsável pela obra, que está sendo executada pela empresa PRAENG Engenharia, que afirmou que os trabalhos seguem o cronograma. O prazo de entrega da ponte está previsto para setembro ainda deste ano.
Avaliada em R$ 3,2 milhões de reais, a reconstrução está sendo financiada pela Rumo e deve ser 14 metros mais comprida e quatro metros mais larga que a anterior. Com 34 metros de comprimento e dez metros de largura, além do espaço para circulação de veículos, o pontilhão terá também área de circulação de pedestres. Serão sete metros destinados ao trânsito de carros, motos e caminhões e uma passagem de 1,5 metro de cada lado com proteção de gradil em ambos os lados para pedestre.
Fase atual da obra
Dois paredões, um de cada lado da linha férrea estão sendo erguidos, feitos a partir de material convencional, como ferro e concreto. São essas estruturas que receberão a chapa pré-moldada que será instalada posteriormente para transitamento. Também será realizada uma terraplanagem à altura das paredes aos arredores.