O projeto de intervenção na malha ferroviária de Mirassol apresentado pela empresa Rumo prevê uma série de alterações que devem impactar profundamente o tráfego urbano da cidade nos próximos anos. Após a desistência do aguardado contorno ferroviário, que acabou não saindo do papel, a empresa anunciou uma série de obras nas cidades de Mirassol, São José do Rio Preto e Cedral que têm como objetivo reduzir os transtornos provocados pela passagem dos trens por estes municípios. Em Mirassol, serão construídas várias passarelas para pedestres, novos viadutos e túneis que vão eliminar todas as passagens em nível existentes atualmente.
A principal mudança que pode acontecer deve ser no bairro Vila Maria, que atualmente conta com uma passagem de nível na rua Nércio Benedito Leal, o cruzamento com a linha férrea no local é responsável por fazer a ligação entre duas regiões da cidade que comportam vários bairros populosos e que diariamente recebe um fluxo muito grande de veículos. A mesma pode acabar sendo fechada para dar lugar a uma nova passagem que ficará localizada no fim da avenida José Emidgio de Faria, onde deve ser construído um túnel por baixo da linha ligando os bairros São Bernardo 2 e Vila Maria aos bairros São José e Cohab 1.
A informação sobre o possível fechamento da passagem no bairro Vila Maria foi divulgada inicialmente pela edição do dia 30 de maio deste ano do jornal Folha de Mirassol e desde então o Mirassol Conectada vem tentando obter uma confirmação oficial sobre o assunto com a empresa Rumo e com a Prefeitura do município. Recentemente a prefeitura, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que será mesmo construída uma passagem inferior (túnel) por baixo da linha férrea no prolongamento da avenida José Emigdio de Faria, sentido o Clube da Terceira Idade e que todas as atuais passagens de nível, incluindo a do bairro Vila Maria, serão fechadas com a construção dos novos viadutos/túneis previstos para o munícipio.
O possível fechamento da atual passagem do bairro Vila Maria levantou alguns questionamentos e também preocupação por parte dos moradores do bairro, o Mirassol Conectada entrou em contato com alguns deles e também com comerciantes que possuem negócios naquela rua para saber a opinião sobre essa mudança e o sentimento é de frustração e revolta geral. Para além do trânsito de veículos, a maioria dos moradores do bairro utiliza a via como acesso rápido para o centro e comércios localizados nas proximidades, muitos fazem o que tem que fazer a pé ou até mesmo de bicicleta. Com o fechamento, a população precisaria fazer um contorno muito distante para ter acesso aos mesmo locais, como supermercados e lotéricas.
Já os comerciantes temem um impacto mais profundo em seus negócios com a redução significativa de fluxo de pessoas com a rua interditada, gerando perda de receitas e colocando em risco a existência dessas empresas naquela região. Até mesmo os comerciantes da rua 13 de maio, que tem quase 1 km de extensão, começando em paralelo com a rua Prudente de Moraes (Boiadeira) e terminando no cruzamento com a passagem da Vila Maria, podem ter seus negócios afetados, visto que a maior parte do fluxo que a via recebe atualmente são de pessoas e motoristas que fazem uso da passagem para transitar entre um lado e outro da cidade. Com a mudança, a concentração do tráfego de veículos também deve sofrer uma grande modificação.
“Em primeiro lugar eu acho péssimo, não pode fechar o principal acesso à nossa cidade [centro] por que é tão prático esse caminho para nós que moramos aqui nos bairros, Vila Moreira, São Bernardo, os predinhos eu aqui na Vila Maria. Não deve fechar a passagem, fazer túnel para quê? Não serve para nada para nós, minha opinião é deixar o jeito que está, muito melhor assim, garanto que todo mundo pensa igual eu e agradeço se conseguir deixar o jeito que está” – desabafa uma moradora. “Acho muito ruim porque vamos ficar sem saída na Vila Maria, o túnel ou uma passarela deveria ser aqui onde dá sequência para a 13 de maio” – completa outra.
O comerciante João Pires, que possui uma loja bem próxima de onde fica a passagem, demonstrou preocupação com o seu negócio e caso a passagem seja fechada ele cogita mudar de ponto ou até mesmo entrar com um pedido de indenização, em caso de prejuízo:
“Com certeza vai afetar o movimento nos comércios, pois o que nos traz movimento é a circulação de carros e inclusive de outras cidades que passam aqui em frente durante a semana e uma hora acabam parando para comprar! Igual muitos já vieram comprar e falam isso, que já passou várias vezes e hoje parou para comprar! Eu particularmente se for fechar para carro é praticamente virar rua morta! Eu vou sair daqui e procurar outro ponto! E estava pensando em reunir com os comerciantes da rua e colocar um advogado e pedir uma indenização da Rumo ou prefeitura em relação a isso! Pois com certeza vamos ficar no prejuízo” – diz João Pires.
Outra comerciante que possui empresa no local também demonstrou preocupação, já que tem planos de expansão da empresa e o ponto é fundamental para isso: “para a gente não seria bom fechar a passagem, porque temos a loja da fábrica e estamos com projeto para divulgação da franquia lá” – explica.
O que diz a Rumo
O Mirassol Conectada tenta contato com a empresa Rumo desde o início de julho para saber detalhes do projeto e se a informação do fechamento da passagem na Vila Maria procede. Em um primeiro contato, a empresa disse que não tinha um posicionamento para acrescentar e que não houve alteração de obras e que vai cumprir com os projetos que ficaram acordados com a prefeitura.
Na segunda tentativa de contato, fizemos questionamentos claros sobre o assunto com as seguintes perguntas:
A passagem de nível na rua Nércio Benedito Leal/13 de Maio será realmente fechada para o trânsito de veículos? Se sim, por qual motivo houve a desistência de construção de viaduto no local?
Caso realmente seja fechada para o trânsito de veículos, no local será construída alguma passarela para pedestres ou não?
A empresa consultou os moradores ou comerciantes do bairro para saber a opinião dos mesmos sobre essa mudança?
A única resposta da empresa sobre todos os questionamentos foi:
Nota à Imprensa
A Rumo dará seguimento com os projetos que foram acordados com a prefeitura de Mirassol após a assinatura do aditivo de repactuação do caderno de obras da Malha Paulista. O fechamento das passagens em nível irá aumentar a segurança dos motoristas e pedestres que transitam na região, segregando a operação ferroviária do trânsito da cidade. Além disso, a eliminação das passagens em nível resultará na eliminação do uso de buzinas, contribuindo para a redução da poluição sonora na região.
Com a dificuldade de obter uma resposta clara da empresa sobre o assunto e trazer luz ao assunto, entramos em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Mirassol que fez as seguintes afirmações no diálogo a seguir:
Mirassol Conectada – Em relação a proposta original, que previa viaduto ou túnel na passagem da Vila Maria, houve alguma mudança? Ela vai mesmo ser fechada ou existe algum outro projeto para ela?
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mirassol – Sobre a Rumo está valendo o projeto que está no vídeo*
Mirassol Conectada – Certo, mas a dúvida é sobre a passagem da Vila Maria e o que será feito nela, que não ficou claro no vídeo.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mirassol – Será uma passagem inferior, por debaixo da linha férrea
Mirassol Conectada – Na rua Nercio Benedito Leal certo?
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mirassol – não…será no prolongamento da Eliezer sentido 3ª idade
Mirassol Conectada – Então a atual passagem será fechada para o trânsito?
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mirassol – Todas as passagens de nível serão fechadas com as novas pontes.
O vídeo mencionado pela prefeitura é uma animação que foi divulgada nas redes sociais do executivo, nele é possível ver como ficariam algumas das obras do projeto anunciado pela Rumo, é mostrado o viaduto que será construído na ligação da rua José Bonifácio com a avenida José Emigdio de Faria, no centro da cidade, outro viaduto que será construído na avenida Benedito José Garetti, logo após o bairro Karina e por fim o túnel que será construído por baixo da linha no final da avenida José Emigdio de Faria. Além dessas obras mencionadas, estão previstas também a construção de várias passarelas de pedestres ao longo de todo o trajeto da ferrovia, a melhoria no viaduto da avenida Lions Clube no Vale do Sol e a construção de mais um viaduto no cruzamento da linha com a rua Rui Barbosa, nas proximidades do cemitério.
Confira o vídeo na íntegra:
Sobre a passagem da Vila Maria, questionamos a Rumo se seria construída pelo menos uma passarela de pedestres no local, mas a pergunta não foi respondida como mostrado na resposta da empresa logo acima. Também perguntamos se já existe um prazo para o início das obras no município, mas novamente não tivemos respostas.