Com investimento contínuo para assegurar uma prestação adequada dos serviços de água e esgoto somado a uma governança atenta às políticas internas, a Iguá Saneamento conquistou mais uma vez o selo Great Place to Work (GPTW), que certifica as empresas que são consideradas, pelos seus próprios colaboradores, como um “excelente lugar para se trabalhar”. Em Mirassol, a Iguá é controladora da Sanessol, concessionária de água e esgoto do município.
A chancela é a mais conceituada certificação em Gestão de Pessoas do país e confere, à empresa que a recebe, uma posição destacada no mercado, reconhecendo seus esforços e avanços na construção de ambientes de trabalho melhores para as pessoas, para os negócios e para a sociedade.
“Receber mais uma vez este certificado mostra nossa preocupação genuína em construir uma cultura de confiança, alto desempenho e colaboração junto aos nossos colaboradores”, afirma Érica Silvino, diretora de Gestão de Gente da Iguá Saneamento.
Ações e investimentos na área de educação corporativa ajudam a explicar a conquista de mais um GPTW – recebido ininterruptamente pela Iguá desde 2017, quando a companhia de saneamento foi criada. Uma dessas iniciativas é a Universidade H2ON – uma plataforma de ensino à distância que oferece suporte de aprendizagem e atualização sobre temas que estimulam o desenvolvimento. Exemplo de uma dessas capacitações acontece na concessionária Águas Cuiabá. Por meio de uma parceria com o SESI-MT, encanadores e operadores de tratamento têm a oportunidade de completar o ensino fundamental e médio. Além dos cursos de formação, treinamentos de compliance nas 18 operações do Grupo Iguá impulsionam a cultura da ética e integridade da companhia. Até novembro deste ano foram mais 32 mil horas de treinamento.
Seguindo uma gestão atualizada e focada em pessoas, em 2022 a Iguá criou a área voltada somente à diversidade, tornando a empresa ainda mais inclusiva e aumentando a representatividade de forma a gerar oportunidade para grupos minoritários. Essa ação reforçou o ambiente de trabalho psicologicamente seguro e livre de discriminação.
Outra iniciativa de impacto é o Voluntariguá, projeto que em agosto completou 2 anos, e possibilita ao colaborador do grupo a chance de realizar ações sociais e ambientais – como o plantio de mudas e oficinas de culinária sustentável, entre outras – nas comunidades onde a Iguá atua. Neste ano, mais de 960 voluntários únicos participaram, somando 2.166 mil participações voluntárias.
“Desde a criação da Iguá, em 2017, focamos em fazer gestão de pessoas com uma escuta ativa. Os 7 anos seguidos de GPTW são a certeza da valorização dos nossos colaboradores e do entendimento de que eles são o ativo mais precioso que qualquer negócio”, conclui Érica Silvino.
Saiba mais sobre os trabalhos realizados pela Sanessol no site www.igua.com.br/sanessol.