Polícia Federal investiga possível manipulação em pesquisa eleitoral

Policiais federais cumpriram mandado de busca e apreensão expedido pelo 17º Juízo das Garantias da Justiça Eleitoral em São José do Rio Preto

Operação Erro de Tipo II investiga possível manipulação de pesquisas eleitorais de intenção de votos para prefeitos em cidades da região (foto: divulgação)

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (4/10) a Operação Erro de Tipo II, que investiga possível manipulação de pesquisas eleitorais de intenção de votos para prefeitos em cidades da região.

Em nota emitida, a PF não cita quais são os municípios e nem o nome do suspeito de cometer o crime, apenas informa que segundo apurado nas investigações, representando um instituto de pesquisas, o investigado teria abordado candidatos em cidades da região, oferecendo seus serviços e prometendo “ajustes” nos resultados das pesquisas, visando favorecer quem o contratasse. Caso o candidato não aceitasse a proposta, o investigado afirmava que ofereceria seus serviços para candidatos opositores.

Durante as buscas foram apreendidos celulares, computadores, documentos e R$ 157 mil em espécie. O investigado está sujeito às sanções por extorsão e pesquisa eleitoral fraudulenta.

A investigação foi batizada de Erro de Tipo II, pois, segundo a Ciência Estatística, esse erro ocorre quando o Teste Estatístico (Pesquisa Eleitoral), leva a um resultado divergente da realidade.