Em uma live transmitida ontem, sexta-feira (20), no Facebook oficial da Prefeitura de Mirassol, o Prefeito de Mirassol André Vieira (PTB) afirmou que na próxima segunda-feira (23) será publicado um decreto com novas medidas para combater a disseminação do coronavírus na cidade. Uma delas é que a partir do dia 23 fica determinado que as atividades comerciais e serviços serão interrompidos no município, exceto hospitais, farmácias, estabelecimentos de venda de alimentos sem consumo no local, depósitos de gás e postos de combustível. Somente os serviços essenciais.
Estabelecimentos de venda de alimentos sem consumo no local podem abranger supermercados, peixarias, mercearias, horti fruti e outros. O decreto a ser publicado deve trazer uma lista mais detalhada dos tipos de atividades comerciais do ramo que estão liberados. A recomendação é que esses locais se conscientizem, que os clientes mantenham uma distancia de 2 metros um do outro e quando possível, priorizar o atendimento por delivery.
Outra medida anunciada no vídeo e que deve ser adotada é a quarentena obrigatória em Mirassol, o prefeito reforça diversas vezes para que os moradores NÃO SAIAM de suas casas, exceto em casos de extrema necessidade. Quem trabalha é só de casa para o trabalho e do trabalho para casa:
“Lembrando muito bem que a população precisa se higienizar e se preocupar com o contato com as pessoas, por isso, as medidas que nós estamos adotando, bem como a obrigatoriedade das pessoas ficarem de quarentena. Precisamos que todos nós fiquemos reclusos. Quem precisa trabalhar, é para sair de casa em direção ao trabalho e depois voltar” – diz o Prefeito André Vieira durante a transmissão.
O prefeito ainda diz que o decreto está sendo editado por prazo indeterminado, podendo ser revisto a qualquer momento. Outro anúncio é que foram encaminhados alguns projetos à Câmara em caráter de urgência, um deles permite ao município fazer a contratação temporária de equipes médicas, de enfermagem e de outros profissionais da área de saúde para integrar o atendimento da rede municipal.
O outro projeto decreta Estado de Calamidade Pública em Mirassol devido à disseminação do novo coronavírus como uma pandemia mundial, na prática, segundo o prefeito, o projeto autoriza a Prefeitura a realizar aquisição de insumos, bens e serviços sem a necessidade de licitação. As duas propostas precisam de aprovação dos vereadores para entrar em vigor.
Mirassol tem 8 casos suspeitos aguardando resultado de exames
A Prefeitura também divulgou na sexta-feira um boletim informativo sobre os casos de suspeita de coronavírus em Mirassol. Dados atualizados até o dia 20 apontam que a cidade teve até o momento 9 notificações, sendo um caso descartado e outros 8 aguardando resultado de exames, até a sexta anterior (13), eram 3 notificações.
Confira a live publicada pela Prefeitura na íntegra: