Prefeitura é questionada sobre o paradeiro das esculturas de Dom Quixote

Os monumentos eram uma homenagem a influência da imigração espanhola em Mirassol

 

Escultura de Dom Quixote que ficava exposta na Praça Central de Mirassol (Foto: João Alberto da Silva/Divulgação)

 

O vereador Ademir Massa protocolou um requerimento na Câmara de Mirassol solicitando informações do Prefeito Municipal sobre o paradeiro das esculturas de Dom Quixote e Sancho Pança. A obra foi feita pelo artista mirassolense Adalto Costa e estavam expostas na Praça Central, local de onde foram retiradas no final de 2018 por conta de uma obra de reforma.

Produzida com metal, correntes, engrenagens e outras peças, a construção das esculturas foi um pedido do ex-Prefeito José Ricci Júnior e foram fixadas na praça em dezembro de 2016. Segundo a administração da época, a obra era uma homenagem à influência da imigração espanhola na cidade.

A retirada das estátuas pelo prefeito André Vieira levantou muitas dúvidas na época, já que André foi vice-prefeito de Ricci de 2009 a 2012 e os dois eram rompidos desde os primeiros meses de governo, a retirada da obra na época foi interpretada por algumas pessoas como um “ciúme” por parte do atual prefeito.

Questionada pelo Mirassol Conectada em 2018, a Prefeitura de Mirassol se manifestou através da sua assessoria de imprensa informando que a retirada das estátuas foi necessária para que a reforma da praça pudesse continuar, mas não deu nenhuma garantia de que elas poderiam voltar: “ainda não foi definido se a retirada será temporária ou permanente” – afirmou o executivo à época.

Inaugurados após a encenação de um teatro que retratou a história do clássico universal do escritor Miguel de Cervantes, os monumentos eram uma atração da Praça da Matriz, chamavam a atenção de quem passava pelo local e muitas pessoas de cidades da região vinham para fotografar e conhecer o trabalho de perto.