O final de maio de 2025 reserva uma situação meteorológica muito especial. O Brasil vai viver a primeira onda de frio de 2025! Será um frio que os brasileiros ainda não sentiram esse ano. O resfriamento causado por essa onda de frio certamente ficará entre os mais intensos de 2025.
Algumas áreas no Sul do Brasil vão literalmente congelar na passagem desta onda de frio.
Temperaturas abaixo de 0°C vão ser observadas nos três estados da região Sul do Brasil. O frio abaixo dos 10°C deverá ser observado no Centro-Oeste e também no Sudeste do Brasil.
Desta vez o ar polar entra intenso pelo interior do país causando uma queda de temperatura muito acentuada não apenas na região Sul, mas muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do país, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas.
Passo a passo do impacto da onda de frio
O ar frio de origem polar começa a atuar com força sobre o Sul do Brasil durante a quarta-feira, 28 de maio, causando uma acentuada queda das temperaturas máximas. A noite da quarta-feira já será fria no sul do Brasil. Também no dia 28 de Maio, o vento frio começa a influenciar as áreas de Mato Grosso do Sul com o Paraguai
No dia 29 de Maio, quinta-feira, a onda de frio começa a causar queda de temperatura em São Paulo, em Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de Mato Grosso e já atingindo também áreas em Rondônia e provavelmente no extremo sul do Acre e do Amazonas.
O dia 30 de maio, sexta-feira, deve ser o pico do frio, com acentuada queda de temperatura na madrugada nos estados do Sul, em São Paulo, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro, em Mato Grosso do Sul, no extremo sul de Goiás, no oeste e sul de Mato Grosso, Rondônia, Acre e sul do Amazonas.
Em Mirassol, o frio começa a dar as caras na quinta-feira, 29, data que coincide com o início da Festa de São Pedro, neste dia, a mínima deve ser de 12º com máxima de apenas 19ºC, será a primeira vez no ano que a máxima fica abaixo dos 20ºC. A sexta-feira deve registrar a menor mínima dessa onde de frio, com apenas 8ºC, ao longo do dia a temperatura sobe, mas não deve passar dos 22ºC.
No fim de semana a temperatura deve voltar a subir ligeiramente, mas sempre com mínimas próximas da casa dos 15ºC, o que resulta em madrugadas e manhãs bem frias.
Segundo pulso de ar frio
Uma segunda massa de ar frio polar já está sendo esperada para os primeiros dias de junho de 2025. Entre o enfraquecimento da onda de frio e da chegada desta segunda massa de ar frio, não haverá tempo suficiente para um aquecimento relevante no centro-sul do Brasil. Assim, o frio será renovado e as temperaturas vão se manter bastante baixas em grande parte do centro-sul do Brasil até o dia 3 de junho de 2025.