As obras no Centro de Treinamento do Leão estão avançando rapidamente e o primeiro campo oficial deve ficar pronto ainda neste ano e ser estreado para os treinos do Paulistão, que em 2018 começa mais cedo – 17 de janeiro, devido a Copa do Mundo.
Na última quarta-feira, 11, foi realizado o plantio da grama no local que deve estar pronto para uso em 70 dias. A grama utilizada foi a Bermuda Celebration, que segundo o engenheiro agrônomo da Itograss, Éder Carlos Pires, é a mais moderna em questão de piso para a prática de futebol.
“Esse gramado permite um pisoteio mais frequente, uma poda mais robusta e consequentemente um gramado mais bonito para a prática esportiva. Vocês vão ter aqui na cidade um gramado que já se tem hoje no Allianz Parque, no Mineirão, CT do Corinthians, do Santos, Palmeiras, grandes clubes da série A e série B”, completa Éder.
Para o presidente do Mirassol, Edson Ermenegildo, que está à frente do clube há 23 anos, é um sonho que se realiza e uma necessidade de longa data:“nós sabíamos da necessidade do Mirassol ter o seu próprio CT, um local apropriado para treinamento, tanto para as categorias bases quanto para a profissional, porque somente o estádio não suporta a carga de trabalho, o gramado não suporta, então a gente contava com a colaboração de campos fora, em outros municípios e distritos e os campos nunca eram cuidados por nós então não tinha a qualidade necessária, o risco de lesão nos atletas era sempre premente”, destaca Ermenegildo.
Os trabalhos estão seguindo o cronograma estipulado e dentro de 20 dias também serão realizados os plantios nos outros três campos do Centro. Os muros também devem começar a ser erguidos e a previsão é de que fiquem prontos em dezembro.
“Paralelo ao plantio estamos com a execução do muro, que deve ser finalizado em dezembro. Também já começamos o serviço de infraestrutura do poço artesiano, que vai atender o sistema de irrigação dos campos e todo o CT e que deve estar pronto até a próxima semana”, explicou o engenheiro Civil Bruno Marotto, da Petraforte Engenharia e responsável pelo projeto.
CT terá 1500 metros de área construída
O projeto do Centro de Treinamento do Mirassol FC tem 1500 metros de área construída, com orçamento previsto em R$ 4 milhões. Serão quatro campos de futebol, área de alojamentos com 20 dormitórios – equipados com banheiros, uma cozinha industrial, refeitório, área de convívio e sala de cinema.
O CT ainda contará com recepção, sala de imprensa, sala de administração geral, dois vestiários para atletas, dois vestiários para comissão técnica, um vestiário para arbitragem, duas rouparias, academia, sala de avaliação física, fisioterapia, sala de fisiologia, sala de massagista, um depósito de material esportivo e dois banheiros para portadores de necessidades especiais. Uma piscina e uma caixa de areia também está no projeto de construção do novo CT do Mirassol FC, que fica localizado às margens do quilômetro 457 da rodovia Euclides da Cunha, em Mirassol.
Ano produtivo para o Leão
A diretoria do Mirassol FC também mantém conversas com a Federação Paulista de Futebol para uma possível parceria que pode viabilizar a implantação de um processo automatizado de irrigação e instalar o mesmo gramado que está sendo utilizado no CT também no Maião.