Embora a higienização das mãos tenha ganhado a atenção do mundo com a pandemia de covid-19, é preciso continuar enfatizando a importância de se adotar esta atitude básica de higiene a todo momento. “Este ato simples é comprovadamente muito eficaz para reduzir a contaminação por vírus e bactérias, evitando gripes, resfriados, entre outras doenças, como a covid-19”, afirma a médica infectologista do AUSTA hospital Dra. Célia Franco.
A importância de higienizar as mãos ganhou relevância como ato essencial de cuidar da saúde com a eclosão da pandemia do coronavírus.
Dra. Célia ressalta que as mãos devem ser higienizadas em diversas situações do cotidiano, por exemplo, ao chegar em casa, antes e depois de manusear alimentos, do contato com pessoas doentes, antes e depois de utilizar o banheiro, ao manipular dinheiro e depois de assoar o nariz, entre tantas outras circunstâncias.
Como lavar as mãos corretamente
1. Retire anéis ou outros acessórios e molhe as mãos com água corrente;
2. Aplique uma quantidade de sabão suficiente para cobrir a superfície das mãos;
3. Friccione as palmas das mãos entre si e a seguir, friccione uma mão na outra, utilizando a palma da mão direita para lavar o dorso da mão esquerda e vice-versa;
4. Entrelace as mãos, esfregando os espaços entre os dedos. Friccione o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, com movimento de vai vem;
5. Esfregue bem o polegar com a palma da mão oposta, fazendo movimentos circulares. Friccione as pontas dos dedos e as unhas na palma da mão oposta, fazendo movimentos circulares;
6. Enxague as mãos com água corrente;
7. Por fim, seque-as com papel descartável ou uma toalha limpa, se estiver em casa. Nos espaços públicos, utilize o papel toalha para fechar a torneira, se houver necessidade de contato manual. Todo o processo deve durar em torno de 40 a 60 segundos.
Dra. Célia explica que o álcool gel deve ser utilizado quando se deseja realizar a desinfecção das mãos, além da remoção mecânica de sujidade por meio da lavagem com água e solução degermante (sabonete). “A aplicação de solução alcoólica pode ser considerada como método de higienização das mãos, desde que as mesmas não apresentem sujidade visível, que deverá sempre ser removida por meio da lavação”, explica a infectologista do AUSTA hospital.
Para se proteger ainda mais contra doenças infecciosas, a especialista recomenda seguir também as demais orientações do Ministério da Saúde, ou seja, respeitar o distanciamento social, evitar tocar os olhos, boca e nariz antes de lavar as mãos, cobrir a boca e o nariz com o braço ou um lenço de papel ao espirrar ou tossir, descartando-o logo após, evitar contato com pessoas doentes e não compartilhar objetos de uso pessoal.