Ração embalada ou a granel? Entenda as diferenças para o seu pet

 

Entenda as diferenças de comprar ração embalada e ração a granel (Foto: Divulgação/Loja)

Se o cão tem o olfato como principal sentido, o gato, por sua vez, carrega também muita sensibilidade no paladar e por isso mesmo são bastantes seletivos em suas refeições. Escolher uma boa marca de ração para o seu pet é um fator importante a ser levado em consideração, não somente pelo sabor do produto, mas também caso seu intuito seja que ele tenha uma vida mais longa e saudável. Porém, tão importante quanto a qualidade do alimento é a forma como ele é armazenado, esse tema será mais aprofundado em outra oportunidade, hoje iremos destacar o porquê de no fim das contas a ração a Granel não ser a melhor escolha, tanto econômica quanto qualitativamente falando.

Muitos tutores já devem ter se deparado com uma situação de falta de apetite do animalzinho e até mesmo se assustado e posteriormente notou que aparentemente não era nada demais, apenas um problema no estômago. Acontece que esse problema pode ter surgido durante a alimentação, já que uma ração mal armazenada auxilia na proliferação de fungos invisíveis aos olhos, podendo causar uma intoxicação alimentar, semelhante ao que ocorre com nós, humanos, quando consumimos algum prato que não foi preparado ou guardado corretamente.

A ração a Granel é aquela vendida por quilo, elas são medidas e pesadas na hora em estabelecimentos que atuam no ramo. Geralmente, o item fica exposto na loja, em pequenos compartimentos de plástico ou de fibra, o que por si só já faz com que grande parte dos nutrientes sejam perdidos. Além disso, o cliente perde a possibilidade de conferir as informações nutricionais, que ficam descritas na parte de trás das embalagens originais. Outra questão é a data de validade, já que uma vez fora da embalagem é impossível medir a indicação de data máxima para o consumo seguro.

Outro fator importante a ser levado em consideração é a facilidade com que pragas podem alcançar esse produto, por mais que ele seja armazenado com todo cuidado ainda há riscos de contaminação por invasores como baratas e ratos, esse último podendo até transmitir doenças de zoonoses, como a Leptospirose. Ainda que a ração adquirida pelo tutor seja de uma marca conhecida e já utilizada por ele não há como atestar que aquele produto esteja armazenado em condições ideais.

A maioria das pessoas que optam por esse tipo de produto se deixa levar pela questão econômica, o que é compreensível, já que a situação atual não está fácil pra ninguém. Porém, ao colocar na ponta do lápis os gastos com o item no final do mês, acaba saindo elas por elas, já que uma ração de uma marca de qualidade não vai sair a um valor abaixo daquele vendido na embalagem original. O que ocorre é que muitas vezes os itens embalados são comercializados em grandes embalagens e dependendo do tamanho do pet que cada tutor tem em casa acaba não sendo uma boa ideia. Mas esses produtos também podem ser encontrados em embalagens menores, que facilitam a armazenagem segura em casa.

Lembre-se, seu pet é tão sensível quanto você, portanto cuide bem dele para que ele possa viver mais tempo ao seu lado. Ração à granel somente em situações esporádicas e de emergência e é claro, em lugares de confiança. No próximo texto, iremos trazer aos gateiros e amantes dos doguinhos de plantão a forma mais eficiente de armazenar ração em casa.

As dicas foram fornecidas por Vitor Hugo Navarrete, proprietário da loja Entre Patas Rações & Acessórios e especialista no assunto há muitos anos. Se você tem mais dúvidas em relação ao assunto, entre em contato com a loja pelo Whats 17 99737-0385.

A Loja Entre Patas fica na rua 9 de julho, 1670, Centro

A Entre Patas também trabalha com entrega de rações e outros produtos. Precisando é só entrar em contato pelo telefone 17 3242-5258.