Uma horta comunitária é um espaço compartilhado, onde a comunidade cultiva alimentos frescos e saudáveis, promovendo o consumo consciente, a sustentabilidade, o cuidado com o meio ambiente e a valorização do trabalho em equipe.
Um exemplo desse modelo é o projeto Ebede Meleque, realizado pela Igreja Pentecostal Cidade Fortificada, no bairro São Bernardo II, em Mirassol, próximo ao Conjunto Habitacional (CDHU).
Iniciado em julho, o projeto conta agora com o incentivo da Sanessol, empresa do grupo Iguá Saneamento e Aviva Ambiental. A concessionária padronizou a ligação de água e garante a doação de até 600 litros diários, utilizados na irrigação da horta e na higienização dos voluntários. Esse apoio integra as ações de Responsabilidade Social e Meio Ambiente da Sanessol, que já beneficia outros projetos na cidade.
Muito mais que alimento
A horta, cuidada pela comunidade local, envolve diretamente as famílias que se dedicam ao plantio e à colheita de diversos tipos de hortaliças e legumes, como alface, almeirão, cebolinha, coentro, abóbora, tomate e couve.
Os alimentos colhidos são doados à comunidade, sem distinção entre frequentadores ou não da Igreja, e são utilizados na preparação de marmitas, que são distribuídas mensalmente para cerca de 1.500 pessoas. Essas refeições são entregues todos os sábados, às 18h30, e às sextas-feiras são destinadas a moradores em situação de rua.
Para o diretor-geral da Sanessol, Luís Guilherme Bizelli, “apoiar iniciativas como essa é parte da missão da empresa, que busca ir além dos serviços de água e esgoto, contribuindo ativamente para o bem-estar e a qualidade de vida da população”.
De acordo com Fábio Junior Lopes, líder do projeto, a iniciativa vai além da alimentação: “é transformadora, pois ensina a importância da preservação ambiental, especialmente às crianças da comunidade. Certamente, com esse importante apoio, vamos ampliar ainda mais nosso projeto, podendo ajudar mais famílias em situação de vulnerabilidade social que vivem na nossa cidade. A horta oferece muito mais do que alimentos, ela tem gerado integração e amor entre as pessoas atendidas. Todos nós agradecemos esse olhar social da Sanessol”, destaca Fábio.
Quem quiser colaborar com o projeto pode entrar em contato pelo telefone (17) 99229-5445.
Para mais notícias sobre as ações da Sanessol, acesse o site www.igua.com.br/sanessol.