A partir desta semana, o Mirassol Conectada começa a sua cobertura sobre as eleições municipais de 2024, que deve movimentar e sacudir os bastidores da política mirassolense pelos próximos três meses. A primeira notícia sobre o período eleitoral diz respeito a uma possível pré-candidatura do ex-prefeito José Ricci Júnior, que governou o município durante dois mandatos, entre 2009 e 2016.
Uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo desta quinta-feira, 11 de julho, autorizou o afastamento de Ricci Jr. de suas atividades na DRSXV pelo período de três meses “para concorrer ao cargo eletivo de Prefeito, do Munícipio de Mirassol, pelo partido PDT”. O documento ainda diz que o afastamento é com base em um requerimento do próprio ex-prefeito, condicionado à entrega oportuna da Ata de Convenção do Partido.
O Mirassol Conectada entrou em contato com Júnior Ricci para confirmar a possibilidade de candidatura, mas o ex-prefeito apenas afirmou que não há nada definido ainda. “Ainda não há nada definido. O afastamento cumpre o ritual necessário para que o funcionário possa eventualmente se colocar como candidato” – disse.
Novos nomes na disputa pela cadeira do executivo
Além de Júnior Ricci ser ventilado na disputa eleitoral, outros candidatos já manifestaram interesse no cargo de prefeito, novos nomes como Caco Navarrete, pré-candidato pelo União Brasil, e Adriano Nascimento, pré-candidato pelo PSOL, podem ter suas fotos aparecendo nas urnas em outubro.
O atual prefeito, Edson Antonio Ermenegildo é outro que deve ter seu nome confirmado para disputar a reeleição pelo PSD. Dr. Edson foi eleito em 2020 com mais de 11 mil votos, em uma disputa que reuniu os então candidatos Newton César, Marcão Alves, Tiago Barbosa, Amaury Câmara e André Vieira, que tentava a reeleição naquele pleito.
Eleições municipais
As eleições municipais de 2024 acontecem no primeiro domingo de outubro, dia 6. Entre os dias 20 de julho e 5 de agosto ocorrem as convenções partidárias, onde serão escolhidos os candidatos a prefeito e vereadores. O prazo final para registrar os nomes dos candidatos na Justiça Eleitoral é 15 de agosto e no dia seguinte, 16, já está autorizada a campanha eleitoral.