Em reunião de emergência realizada no início da manhã do último domingo, dia 14 de março, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus apresentou ao prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, e autoridades da cidade, o agravamento da transmissão do vírus da Covid-19 na região. A ocupação de leitos em Rio Preto beira o colapso, com uma ocupação média de 98%.
Ficou decidido ao final do encontro, por unanimidade, que a única possibilidade de conter o avanço do vírus é adotar um lockdown no município, mas os técnicos alertaram para a necessidade de se regionalizar a medida. Edinho deve se reunir virtualmente com prefeitos de cidades vizinhas para sugerir que as ações também sejam adotadas em cada município.
Algumas informações que já foram confirmadas é que o lockdown, pelo menos em Rio Preto, começa às 0h de quarta-feira, 17, as medidas serão mais restritivas nos cinco primeiros dias (17 a 21), podendo ser flexibilizado a partir desse período.
Ainda na cidade vizinha, supermercados, mercearias e os mercados de bairros poderão trabalhar com sistema de entrega (delivery) uma vez que são essenciais para manter o abastecimento de alimentos.