Estudo da consultoria de gestão Macroplan, intitulado “Os Desafios da Gestão Municipal”, realizado com as 100 maiores cidades brasileiras – todas com mais de 250 mil habitantes – colocou São José do Rio Preto na vice-liderança das melhores cidades do País em gestão. A cidade saltou uma posição em relação ao estudo divulgado no ano passado, saiu da 3ª para a segunda posição. A pesquisa foi publicada com exclusividade pela Revista Exame, da editora Abril, nesta quinta-feira (edição 1.203).
O índice cruza dados que levam em consideração taxa de mortalidade infantil, analfabetismo, desocupação, IDEB, PIB, qualidade da gestão financeira, saneamento básico, entre outros. A primeira posição é ocupada por Piracicaba, também no interior de São Paulo.
Esse é o quarto levantamento que a Macroplan produz, que leva em conta 15 indicadores de educação, saúde, segurança e saneamento básico. A publicação da Exame afirma que todos os municípios avançaram na última década em educação.
Os municípios pesquisados concentram 38% da população e 52% dos empregos formais criados no país.
“Com índices positivos é natural que as pessoas queiram morar aqui e tenham orgulho da cidade. Além disso, também estamos entre as melhores cidades do Brasil para se fazer negócio (Urban System) e recentemente recebemos o 1º lugar no programa Município Verde Azul. Temos qualidade de vida, saúde, educação, saneamento e administração confiável. Tudo isso só é possível com muito planejamento e boa gestão e apoio do funcionalismo para a melhoria no serviço público”, afirmou o prefeito Edinho Araújo.
O estudo completo estará à disposição no site: www.desafiosdosmunicipios.com