Sanessol amplia setorização de redes de água

Obras fazem parte do plano de combate à estiagem da concessionária

A região Noroeste Paulista está em condição de seca excepcional. Essa afirmação é destaque do último relatório do Monitor de Secas elaborado pela Agência Nacional de Águas (ANA). Sempre atenta a esse cenário climático, a Sanessol, empresa do Grupo Iguá junto com a Aviva Ambiental, tem adotado ao longo do ano medidas preventivas com o objetivo de preparar Mirassol para os períodos de estiagem.

“Estamos trabalhando em ações estratégicas para garantir uma projeção com níveis satisfatórios. Nossos esforços estão concentrados para passarmos com segurança pela estiagem, porém reforçamos a necessidade de uso consciente da água por todos, em qualquer época do ano”, alerta o diretor geral da Sanessol, Luís Guilherme Bizelli.

Quanto mais setores, maior é a eficiência

Um dos investimentos da concessionária para este ano é dividir as redes de água em setores menores, otimizando ainda mais o gerenciamento e o controle operacional do sistema de abastecimento da cidade.

As obras começaram no início deste mês e devem ser finalizadas até a primeira quinzena de setembro. Nesta primeira etapa estão sendo instalados registros de água em pontos estratégicos, depois serão construídos 3,4 mil metros de reforço de redes de água. Os bairros beneficiados serão: Bela Vista, Professor Matheus, Cohab II, Cohab III, Marilu, São Francisco, Flamboyant, Alvorada, Portal, Centro, Regissol I, Regissol II e Laguna .

Essas melhorias foram indicadas pelo estudo de Modelagem Hidráulica realizado nos últimos meses em todos os sistemas de água da cidade. “Foi apontado que esta nova divisão dos setores impactará positivamente no abastecimento no município. Essas ações reforçam o compromisso da Sanessol com a qualidade de vida dos moradores, o meio ambiente e a valorização da cidade”, ressalta a gerente operacional da Sanessol, Renata Ferrarese.

Atualmente, Mirassol conta com 29 setores que distribuem água potável a todos os moradores. Após as obras, esse número passará para 38. No dia a dia, a setorização irá contribuir para o uso racional dos recursos naturais, minimizando as perdas de água, além de ser uma grande aliada na otimização das ações de manutenção.

“Com a nova setorização, em caso de ações preventivas ou corretivas será possível isolar apenas o sistema de abastecimento e distribuição da região em que ela acontecerá, sem a necessidade de interferir no fornecimento de água de outras áreas da cidade”, explica Renata.

Tecnologia a favor do saneamento e da população

Para realizar essas obras com maior agilidade, a Sanessol utiliza uma das técnicas mais eficazes no setor de saneamento: o Método Não Destrutivo (MND). Diferente do modo convencional, o MDN não precisa fazer os tradicionais cortes ao longo de toda a rua, perfurando apenas algumas valas subterrâneas de até 300 metros para instalação das tubulações de forma mais precisa. Com este método serão instalados no total 3,4 mil metros de rede de água.

“É o que há de mais prático e moderno no mercado de obras. Com essa novidade, o trabalho será executado até cinco vezes mais rápido, gerando menos impacto para a população local”, ressalta André Scanavini, diretor operacional da Sanessol.

Esse trabalho de perfuração é realizado com precisão devido ao monitoramento feito pelo Georadar (GPR), um equipamento capaz de enxergar os locais onde essas novas redes serão instaladas, prevendo a forma exata da implantação de cada tubulação, por meio da emissão contínua de ondas eletromagnéticas no solo, proporcionando mais agilidade e assertividade no levantamento das informações.

“Essa técnica é utilizada em áreas urbanas para estimar a profundidade de tubulações. Este método se baseia em um carrinho portátil, com um painel de controles e uma tela no qual as imagens captadas do solo podem ser visualizadas. Os objetos subterrâneos são detectados por meio de um sinal emitido por uma antena de transmissão.

O objetivo desta sondagem é evitar possíveis interferências durante as atividades, aumentando a produtividade da obra”, esclarece André.

Qualquer dúvida sobre as obras de setorização, os moradores podem entrar em contato pelo 0800 775 0195, pelo WhatsApp (17) 99634-2559. A loja de atendimento fica na Rua João Caetano Mendonça de Almeida, 2005 e funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h. Para saber mais sobre a Sanessol, acesse o site www.igua.com.br/sanessol.