O sistema de distribuição, abastecimento e tratamento de água de Mirassol é complexo. Para se ter ideia, existem 43 reservatórios em pontos estratégicos da cidade onde são produzidos aproximadamente 300 mil metros cúbicos de água. Todo esse volume é consumido mensalmente pela população. Para garantir o pleno funcionamento do sistema, a Sanessol possui um planejamento para fiscalização, manutenção e intervenções nesses sistemas.
No início do ano, a concessionária iniciou um cronograma de obras para reformar todos os poços e reservatórios do município. Os locais estão recebendo nova pintura e também estão sendo instalados pisos intertravados nos 27 setores que levam água para 46 bairros da cidade. De acordo com a concessionária, esse tipo de calçamento é sustentável e durável, além de trazer uma série de benefícios como: melhor escoamento das águas de chuva, evitando danificações nas estruturas; eliminação de capinagem evitando acúmulo de lixos e insetos peçonhentos; entre outros. Além dos pisos, a empresa também fará manutenções das casas de cloro e flúor para revitalização e preservação dos locais.
Toda água captada, seja por meio da represa do rio São José dos Dourados ou dos poços, passa por um rigoroso processo de tratamento para atender às exigências do Ministério da Saúde. A cloração é um processo de adição de cloro para a desinfecção da água e a fluoretação previne a perda de minerais do esmalte dos dentes, deixando-os mais resistentes.
Essas obras, segundo a gerente operacional da Sanessol, Mirian Sampaio, devem acontecer até fim de 2019. “Nossa equipe está bastante engajada nessa operação e estamos conseguindo trabalhar dentro dos prazos estabelecidos. Continuamos firmes no propósito de trabalhar sempre com foco na melhoria dos sistemas de água e esgoto da cidade, garantindo para a população um serviço de qualidade”, afirma.
Os poços e reservatórios já reformados são: Marilu I, Marilu II, Bico, Alvorada I, Flamboyant, Vila verde, Karina I, São Francisco, Navarrete,Pq. das Flores II, Regissol I, Portal, Celina Dalul, Moreira e Guimarães, Recanto de Alá, Karina I, Vila verde, Cohab II, Santa Claudia, Pq. das Flores, Bico, Flamboyant, Alvorada I, Navarrete, Vicentina, Vale do Sol, Pq. Nascente de São José. As próximas reformadas serão realizadas nos setores Industrial, Professor Matheus, Dahma III, Laguna, Jd. Imperial, Alvorada II e Manhattan.