Sanessol faz alerta contra fraudes na rede de água de Mirassol

Adulterar o hidrômetro ou fazer ligações clandestinas na rede pode até mesmo dar cadeia (Foto: Ricardo Boni)

Furto de água é crime! Adulterar o hidrômetro ou fazer ligações clandestinas na rede, o popular “gato”, por exemplo, pode até mesmo dar cadeia. Está no Código Penal (art. 155, §§ 3º e 4º, II). Isso é furto qualificado. Se for comprovada a fraude, o crime torna-se inafiançável, com pena de dois a oito anos de prisão, e multa.

O alerta é da Sanessol. A concessionária dos serviços públicos de saneamento básico de Mirassol vem registrando aumento considerável nesse tipo de procedimento, Nos últimos doze meses foram detectados 230 irregularidades somente em Mirassol. Esse tipo de ocorrência é prejudicial a todos, a quem fraudou, porque pode ser processado por isso, aos demais moradores, uma vez que as adulterações interferem no cálculo da tarifa e à própria empresa, que precisa deslocar recursos e mão de obra específicas para combater essas ilegalidades.

Fraude, destaca a gerente operacional da Sanessol, Mirian Sampaio, é toda infração causada propositadamente pelo usuário com o intuito de distorcer o real consumo de água. Alguns exemplos de fraudes são manipulações no cavalete, perfurações no medidor de consumo, irregularidades no hidrômetro (rompimento dos lacres ou danos ao aparelho, como perfurações na cúpula), ligações clandestinas direto na rede de abastecimento, violação de ligações cortadas, lançamentos indevidos na rede de esgoto, entre outros.

“Quem frauda compromete o abastecimento de toda a cidade e, dependendo do tipo de intervenção, pode contaminar a rede pública de água”, ressalta Mirian.

As fraudes também contribuem significativamente para aumentar os índices de perdas no sistema de abastecimento de água. “Além disso, não é justo que os bons clientes paguem pelo consumo real e os fraudadores não paguem pelo que gastam”, diz a gerente.

Por essa razão, a Sanessol vem trabalhando intensamente no combate às fraudes, monitorando o consumo mensal e fiscalizando os hidrômetros nas residências. “Nossas equipes estão capacitadas e atentas para detectar eventuais irregularidades. É importante que as pessoas se conscientizem que nosso intuito não é o de punir, mas fazer com que possamos ter um serviço justo e de qualidade para todos”, afirma.

Neste sentido, é importante que as pessoas denunciem e ajudem a combater essa prática. Basta que o morador ligue para o 0800 774 0195 ou procurem pelo departamento comercial da Sanessol (Rua João Caetano Mendonça de Almeida, 2005 – Mirassol – fone 3253-9199), ou ainda pelo site www.sanessol.com.br.

Saneamento de primeira

Todos os serviços na área de água e esgoto de Mirassol são realizados por profissionais especializados contratados ou terceirizados pela Sanessol. Para oferecer os melhores serviços, a empresa investe em treinamentos de aperfeiçoamento e busca no mercado os melhores profissionais de cada área.

Ela cuida com muito carinho da captação da água superficial, realizada no rio São José dos Dourados – que responde por 40% do abastecimento – e também da captação de água subterrânea, feita em 38 poços, com profundidade média de 150 metros, localizados no Aquífero Bauru. A água subterrânea é responsável por 60% do abastecimento de Mirassol. São ao todo 30 reservatórios, com capacidade de armazenamento de quase 9 milhões de litros de água.

Já a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no bairro São José, trata a água captada no rio São José dos Dourados. O seu monitoramento é totalmente automatizado, permitindo uma avaliação rigorosa da qualidade da água.