Sanessol lança programa de autodenúncia para a regularização de “gatos” nas ligações de água em Mirassol

Até 30 de novembro, os clientes da faixa de consumo residencial poderão regularizar casos de fraude na ligação de água com isenção de custos administrativos e de consumo retroativo

Fraude de água é toda infração causada propositadamente com o intuito de distorcer o real consumo e é crime, de acordo com o Código Penal (art. 155, §§ 3º e 4º, II), podendo, inclusive, ser enquadrado como furto qualificado. Esse é um alerta feito pela Sanessol, empresa do Grupo Iguá e Aviva Ambiental, responsável pelos serviços de água e esgoto de Mirassol.

Nos últimos dois meses, a sensibilização sobre o tema, para conscientização da população em relação aos prejuízos das fraudes de água para o meio ambiente e para a cidade, se tornou ostensiva, por meio de campanhas nas redes sociais, rádios, jornais e sites da cidade. Neste período, os trabalhos de fiscalização nos imóveis foram intensificados e mais de 50 irregularidades já foram flagradas, somente neste período.

Até 30 de novembro, os clientes da faixa de consumo residencial poderão regularizar casos de fraude na ligação de água com isenção de custos administrativos e de consumo retroativo (Foto: Divulgação)

Autorregularização

Dando continuidade às atividades de combate à fraude, a Sanessol iniciou uma campanha para a autorregularização. Até o dia 30 de novembro de 2022, os clientes enquadrados na categoria de consumo residencial poderão regularizar sua ligação de água, com isenção dos custos administrativos e valor retroativo de consumo e sem abertura do boletim de ocorrência. Importante ressaltar que esta fase da campanha não é válida para as faixas comercial, industrial e pública.

Para isso, o consumidor deve entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária e solicitar a vistoria no imóvel. Os contatos são: telefone 08007740195, WhatsApp (17) 99634-2559 ou comparecer, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, à loja que fica na rua João Caetano Mendonça de Almeida, 2005, em Mirassol.

IMPORTANTE: a campanha de autorregularização da Sanessol não isenta o consumidor dos custos de instalação de hidrômetro e da caixa padrão, quando houver necessidade. O cliente não será cobrado pelo valor retroativo de consumo que não foi registrado por causa da fraude encontrada – para isso é feito um cálculo do padrão de consumo com a média mensal, conforme prevê a Portaria da Agência Reguladora ARSAE de Mirassol 03/2016.

Vale ressaltar que a oportunidade de autorregularização acontece exclusivamente no período de 16 a 30 de novembro de 2022. Depois desta data, em caso da constatação de fraude, os custos administrativos voltarão a ser cobrados e os Boletins de Ocorrências aplicados.

Para saber mais sobre a campanha e as ações de combate à fraude, acesse www.igua.com.br/sanessol

8 fatos sobre as fraudes:

1. São consideradas fraudes as manipulações no cavalete de água; a perfurações no medidor de consumo; irregularidades no hidrômetro (rompimento dos lacres ou danos ao aparelho, como perfurações na cúpula, uso de arames, imãs); ligações clandestinas direta na rede de abastecimento.

2. As ligações clandestinas podem ocasionar vazamentos, perda de pressão na rede e, consequentemente, falta de água para a população.

3. As fraudes podem ser a origem de infiltrações que comprometem a estrutura dos imóveis e, em casos extremos, podem causar até mesmo desabamentos.

4. Quem frauda, além de cometer um crime, prejudica diretamente o meio ambiente, porque, geralmente, os infratores consomem água sem controle, já que não estão pagando por esse serviço como o restante da população.

5. Em muitos casos, há manipulação indevida nas tubulações, com isso a rede fica exposta, podendo ocasionar contaminação da água.

6. Elas contribuem significativamente para aumentar os índices de perdas no sistema de abastecimento.

7. Ter ligações de água dentro da legalidade é uma questão de isonomia social. Afinal, não é justo que a maioria da população pague suas contas em dia, enquanto uma minoria não.

8. A população tem papel fundamental no combate a esse vilão da economia de água, tanto no sentido de não ser um infrator como no de denunciar possíveis fraudes na rede.

Serviço: Campanha Sanessol de Autorregularização
Data: De 16 a 30 de novembro de 2022
Canais de atendimento: 08007740195, WhatsApp (17) 99634-2559 ou loja na Rua: João Caetano Mendonça de Almeida, 2005, em Mirassol
Mais informações: www.igua.com.br/sanessol