Sanessol leva apresentações e oficinas sustentáveis para crianças de Mirassol e Rio Preto


Projeto Caminho das Águas (foto: divulgação)

Em celebração ao Dia das Crianças, a Iguá Saneamento por meio Sanessol, concessionária de água e esgoto de Mirassol, promoveu nesta quarta-feira, 8 de outubro, apresentações teatrais e oficinas educativas voltadas à conscientização ambiental de crianças em Mirassol e São José do Rio Preto.

Trata-se do projeto Caminho das Águas – Saneamento básico é vida, que vem ao encontro do propósito da concessionária sobre a importância da preservação dos recursos naturais e do cuidado com o meio ambiente desde a infância.

Em Mirassol, a ação aconteceu no período da manhã, no Programa Ação Conectada (PAC) e contou com a participação de 200 crianças entre 7 e 10 anos.

Já em São José do Rio Preto, o evento foi realizado no Sest/Senat, reunindo 191 crianças de 5 a 15 anos, em parceria com o projeto Maquininha do Futuro.

Teatro e conscientização ambiental

A peça traz à cena os personagens Dr. H₂O, o cientista ecológico, e Aquática, a rainha das águas, que estão muito preocupados com a degradação do planeta — especialmente com as atitudes humanas em relação ao saneamento básico, ao desperdício e à poluição das águas.

Durante o espetáculo, os personagens mostram ao público a importância desse líquido precioso em diferentes aspectos da vida: na saúde, na higiene, na alimentação, na energia e até no lazer. A mensagem central é que cada pessoa tem responsabilidade na preservação do planeta, adotando o uso consciente da água, o descarte correto do lixo e do óleo de cozinha usado, que é altamente nocivo ao solo e aos sistemas hídricos.

Com músicas como “Insípida, inodora, incolor”, “Esse rio não é só meu” e “Caminho das Águas”, o público infantil aprende de forma leve e divertida sobre a importância do saneamento e do cuidado com o meio ambiente.

Os artistas por trás do espetáculo

Jujuba e Ana estão por trás da peça (foto: arquivo pessoal)

As apresentações são conduzidas pela dupla Jujuba & Ana, atores, músicos, produtores, arte-educadores e contadores de histórias que se uniram por um interesse comum: valorizar o folclore e a cultura popular brasileira. Desde 2002, o duo atua em espetáculos autorais que combinam contação de histórias, teatro, música e folclore, com temáticas educativas que abordam ciência, ecologia e sustentabilidade.

Em 2007, os artistas fundaram a produtora Cantos do Rio, com o propósito de difundir a cultura, a arte e a diversão como instrumentos de desenvolvimento, socialização e integração social. Ambos foram reconhecidos com o 9º Troféu Arte em Movimento, premiação independente criada pelo artista plástico José Pereira de Souza, em Diadema, que valoriza e reconhece a produção artística nacional.

Oficinas com materiais recicláveis

Após as apresentações, as crianças participam de uma oficina de brinquedos feitos com materiais recicláveis, estimulando a criatividade e o reaproveitamento de resíduos. A proposta é mostrar, de forma prática, que é possível transformar o que seria descartado em novas criações, incentivando o cuidado com o meio ambiente e o consumo consciente.

Educação ambiental por meio da arte

Para o diretor geral da Sanessol, Luís Guilherme Bizelli, iniciativas como essa são fundamentais para construir uma sociedade mais consciente e responsável:

“As crianças têm um papel essencial na transformação do futuro. Quando aprendem sobre meio ambiente de forma lúdica e divertida, tornam-se multiplicadoras do conhecimento, levando os ensinamentos para suas famílias e comunidades. É por meio da arte que conseguimos inspirar e formar uma nova geração mais engajada com o cuidado com o planeta.”

Com ações como essa, a Sanessol reafirma seu compromisso com a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável das cidades onde atua, incentivando o uso responsável da água e o descarte correto dos resíduos.