A água percorre um longo caminho para chegar até as torneiras dos imóveis de Mirassol, desde a captação até os hidrômetros. Esses aparelhos são muito importantes, pois são responsáveis pela precisão da medição do consumo de água de cada morador da cidade.
A utilização desse instrumento ajuda a conscientizar os consumidores sobre a importância do uso racional da água e a evitar vazamentos e desperdícios. O hidrômetro é um aparelho de precisão que mede e registra o consumo, servindo para uma cobrança justa, com base no que foi consumido pelo morador e deve ter selo do Inmetro.
É necessário que cada pessoa fique atenta ao equipamento visto que violações, furtos ou adulteração podem levar a multas e até outras penalidades, se for considerado crime.
Para evitar desperdícios e identificar possíveis vazamentos, é importante que a população faça também o acompanhamento do hidrômetro. A leitura do instrumento é simples. O equipamento tem seis números – quatro pretos e dois vermelhos. Para acompanhar o consumo em sua residência ou empresa, concentre-se nos dígitos pretos. Eles mostram quantos metros cúbicos de água foram consumidos. Um metro cúbico é equivalente a mil litros de água.
Quando o hidrômetro é compreendido e controlado, é possível monitorar o próprio consumo e ter mais consciência sobre a importância do uso racional da água.
No Brasil, diversos municípios ainda não possuem um plano de hidrometração. Isso significa que muitos não possuem um sistema de medição do consumo. E isso traz diversas consequências à população, como por exemplo, desperdício e, por conseguinte, a escassez de água.
A instalação deste equipamento deve ser realizada sempre pela Sanessol e não tem custo, exceto nos casos em que a troca seja solicitada pelo cliente. No período de trocas sistemáticas, a empresa comunica os moradores com antecedência. Para mais informações, os contatos são: 0800 774 0195 24 horas por dia, todos os dias da semana, ou na loja de atendimento na Rua João Caetano Mendonça de Almeida, 2005, (17) 99197-3499
de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Polêmica
Em algumas cidades existem o uso dos eliminadores de ar, equipamentos comercializados que prometem reduzir a conta de água, supostamente eliminando ou bloqueando o ar existente na rede de abastecimento de água. Porém, esses dispositivos não têm eficácia comprovada e podem trazer riscos à saúde pública e ao abastecimento.
A Sanessol adverte que o uso desse equipamento pode não ser confiável sob os aspectos técnico e operacional. A instalação do aparelho pode ocasionar redução de vazão e pressão – itens que são regulados por normas e a concessionária deve obedecer a esses parâmetros – como possibilita a entrada de agentes contaminantes no fluxo do cavalete.