Responsável por abastecer 40% da população de Mirassol, o rio São José dos Dourados tem a nascente no próprio município e nos seus longos 334,5 km cruzam cidades como Magda e Pereira Barreto. O nome foi dado em homenagem ao peixe Dourado, que antigamente aparecia durante os períodos de reprodução.
Parte da água do rio fica armazenada em uma represa de captação que a direciona para Estação de Tratamento de Água São José, onde é tratada e distribuída aos reservatórios localizados nos bairros Renascença, São José, San Diego, Centro, Fartura, Tedeschi, Santa Casa, Santa Cruz, Navarrete, Nossa Senhora Aparecida, São Bernardo I, II e III beneficiando diretamente 15 mil moradores. Mirassol também conta com 59 poços que auxiliam no abastecimento de 100% da cidade.
Sabendo da importância desse rio para atender a população da cidade, a Sanessol acaba de realizar um estudo a partir da captação de imagens aéreas para identificar se há problemas que possam interferir no fluxo da água distribuída ou no abastecimento desses bairros, além de verificar a possibilidade de encontrar novas nascentes.
“A ideia desse trabalho surgiu durante o último período de estiagem. Com o uso de equipamentos como o drone, é possível mapear todo o percurso do rio para verificar se há algo barrando a passagem da água, além de procurar novas nascentes ou captações ilegais”, explica o diretor geral da concessionária, Antonio Hercules Neto.
Esta é a primeira vez que esse estudo é realizado com imagens áreas, o que facilita a análise dos especialistas da Sanessol, pois as fotos são georreferenciadas com precisão. Assim que o levantamento for concluído, a empresa executará um plano de ação para conservação da nascente e possíveis desobstruções do rio.