Os próximos dias são de atenção no Estado de São Paulo para o aumento da secura no ar. Os níveis de umidade relativa do ar devem baixar ainda mais com a intensificação de uma massa de ar seco sobre o estado. O centro desta massa de ar seco, que é a região mais forte do sistema, vai passar sobre São Paulo no fim de semana.
Nesta quarta-feira, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia nível de umidade no ar baixou para 37 % na cidade de São Paulo. Entre as capitais, São Paulo foi a segunda mais seca perdendo apenas para Campo Grande, que registrou 31% de umidade no ar.
No interior do Estado de São Paulo vários locais voltaram a registrar nível de umidade entre 20% e 30%.
Com muito sol e sem chuva
Com o predomínio do ar seco, pouca ou nenhuma nebulosidade se forma sobre São Paulo nos próximos dias e por isso não há expectativa de chuva. Pelo menos até o próximo domingo, todas as regiões do estado de São Paulo ficam ensolaradas.
Até a sexta-feira, os menores índices de umidade relativa do ar no estado ainda devem se manter entre 20% e 30%, nas horas mais quentes do dia. Porém, no fim de semana, com a intensificação da massa de ar seco sobre o estado, é possível que a umidade relativa do ar fique abaixo dos 20%.
Há uma possibilidade de formação de névoa no comecinho da manhã em alguns locais como a grande São Paulo, nas serras e também no Vale do Paraíba e no Vale do Ribeira. Mas essa névoa logo se desfaz deixando o sol aparecer forte ainda pela manhã.
Ar seco e saúde
O ar seco é um dos principais fatores meteorológicos que agravam doenças respiratórias. O ressecamento das mucosas da narina e da boca facilitam a entrada de vírus. Portanto, fique atento e não descuide da hidratação do corpo nos próximos dias. Beba bastante água!