O ex-Juiz Federal Sergio Moro anunciou no final da manhã desta sexta-feira (24), que deixou o cargo de Ministro da Justiça do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A decisão foi divulgada em um pronunciamento ao vivo do ex-ministro, realizado no Ministério da Justiça.
Moro alega que a decisão foi tomada por conta da exoneração de Maurício Valeixo da diretoria geral da Polícia Federal, publicada no Diário Oficial da União na madrugada de hoje, por onde o ex-ministro afirma que ficou sabendo. Valeixo era um nome de confiança de Moro.
Durante vários momentos do pronunciamento, Sergio Moro deixou claro que sempre defendeu que a direção geral da PF tivesse autonomia e independência de atuação sem interferência política, e que o presidente Jair Bolsonaro insistiu em uma mudança justamente para ter acessos a relatórios de investigações em curso.
“O presidente me disse mais de uma vez expressamente que ele queria ter uma pessoa do contato pessoal dele, que ele pudesse ligar, que ele pudesse colher informações, que ele pudesse colher relatórios de inteligência, seja de um diretor ou superintendente. E realmente não é o papel da Polícia Federal prestar esse tipo de informação, as investigações tem que ser preservadas” – disse Sergio Moro.
Entre outras afirmações o ex-ministro disse também que não são verdadeiras as informações de que o Valeixo já desejava sair da corporação. Moro inclusive tinha se mostrado disposto a fazer a mudança desde que pudesse apontar um novo nome de caráter técnico, o que não foi atendido.
“De todo modo eu agradeço o presidente da república, tínhamos um compromisso e fui fiel a esse compromisso, fui fiel enquanto me encontro aqui, mas no futuro vou começar a empacotar minhas coisas e vou providenciar o encaminhamento da minha carta de demissão, infelizmente não tenho como persistir com o compromisso que assumi sem que eu tenha condições de trabalho e sem que eu tenha condições de permitir a autonomia da Polícia Federal para realizar os seus trabalhos” – disse Moro no final do seu pronunciamento.