A Câmara de Mirassol, por meio da Escola do Legislativo em parceria do Instituto Cozimax, deu início ao 1º Curso Básico de Libras. As aulas são gratuitas, estão acontecendo às sextas-feiras, no Auditório da Câmara, e são destinadas a mirassolenses que têm contato com a comunidade surda em atendimentos.
Na data de hoje, dia 26 de setembro, também é comemorado o Dia Nacional do Surdo, um momento para propor debates e ações para a inclusão das pessoas surdas na sociedade. Em Mirassol, a realização do curso vem ao encontro dessa proposta.
O curso de libras teve início no dia 16 e tem carga horária de 42 horas, com previsão de conclusão no dia 16 de dezembro. Todas as sextas-feiras, das 14h às 17h, os inscritos se reúnem para aprender a comunicação de sinais com o professor Rubens Maurício Cassim Filho.
As vagas iniciais foram destinadas atendentes de locais frequentados pela comunidade surda, como farmácias, e servidores públicos das áreas da Saúde, Ação Social, Cultura, Educação, Câmara Municipal e do Procon. No total, mais de quarenta pessoas estão recebendo o treinamento.
Os módulos do curso incluem ensino do alfabeto manual, números, calendário, cores, vestuário, lugares, profissões, pronomes e verbos. Também serão orientados sinais relacionados a contextos sociais, além de formação de frases simples para diversos locais de atendimento.
Elaboração do curso
A solicitação de treinamento de servidores e mirassolenses havia sido destacado em dois requerimentos do vereador Nando Nogueira. A formalização foi finalizada após parceria firmada entre a Escola do Legislativo e o Instituto Cozimax, com a contratação de empresa especializada em ensino de libras.