
A cidade de Tanabi recebe, no dia 14 de setembro, o Viva a Viola, evento que marca o encerramento da Semana de Arte e Cultura de Tanabi 2025. A programação contará com apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira (OPVC) e do cantor e compositor Gabriel Sater, na Praça Nossa Senhora da Conceição, com entrada gratuita.
O projeto, iniciado em 2017, já passou por 17 cidades e reúne músicos em praças, teatros e feiras culturais, com o objetivo de difundir a música de viola e estimular a formação de público para essa manifestação cultural.
A OPVC, fundada em 1997 e composta por 30 músicos sob a regência do maestro Rui Torneze, apresenta repertório que abrange do sertanejo raiz à música erudita. Nesta edição, o grupo se apresenta com Gabriel Sater, que atua como violeiro, cantor, compositor e ator.
O projeto é patrocinado pela Tereos – uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos que reúne 10.700 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana- de-açúcar, cereais e batata. Com operação em 14 países, 38 unidades industriais e o compromisso de 15.600 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2024/25, o Grupo obteve um faturamento de €5,9 bilhões.
“Trazer o Viva a Viola para o encerramento da Semana de Arte e Cultura de Tanabi reforça nosso compromisso com a valorização da cultura local, promovendo inclusão e participação ativa da comunidade em uma celebração que reconhece e fortalece suas raízes”, afirma Douglas Souza, gerente de Relações Institucionais da Tereos.